LOC.: Com o fim da onda de calor, as chuvas retornam à região central do Brasil até a próxima quarta-feira (22). Segundo a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, as chuvas serão em forma de tempestade com pancadas de chuva, trovoadas isoladas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.
TEC./SONORA: Andrea Ramos - Inmet
“Passamos desde o dia 8 com uma onda de calor e isso proporcionou aquecimento na atmosfera e qualquer contato que haja o calor com o frio pode proporcionar essa condição de granizo.”
LOC.: Para o início da semana, a chegada de um sistema de alta pressão atmosférica, traz tempo bom e contribui para o aumento das temperaturas.
Na região Sul do Brasil, um sistema frontal traz chuvas isoladas para o Paraná durante a manhã, enquanto o Rio Grande do Sul e Santa Catarina experimentam tempo bom e temperaturas mais altas devido à circulação de uma alta pressão.
No leste da região Nordeste, abrangendo áreas do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, um anticiclone, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, favorece o tempo aberto com poucas chances de chuva.
Ao longo dos próximos dias, no Sudeste, uma frente fria próxima ao Espírito Santo promove chuvas na região.
A meteorologista destaca ainda que, na quinta-feira (23), ocorrerá a formação de uma frente fria, trazendo chuvas com volumes significativos ao longo do dia. Essas chuvas podem acumular mais de 88 mm.
A frente fria também deve levar chuvas até São Paulo. Na sexta-feira (24), as chuvas também se concentram no oeste de Mato Grosso, noroeste de Mato Grosso do Sul com volumes significativos e na Região Norte.
Reportagem, Sophia Stein