LOC.: A Mina Tucano, que fica a 200 km da capital amapaense, passou a aderir ao Selo Sustentabilidade Tesouro Verde. Trata-se de uma iniciativa do governo estadual para incentivar a prática de medidas que ajudam a preservar o meio ambiente.
Com isso, a mineradora visa adotar medidas sustentáveis em atividades que vão desde a produção do ouro até o consumidor final. Para Fabio Marques, diretor de
Operações da Mina Tucano, a empresa pretende destacar que as atividades de minério “tem origem em uma operação responsável, com proteção ambiental e boas práticas no curto, médio e longo prazo.”
O Selo Sustentabilidade Tesouro Verde é a credencial reconhecida pelo governo do Amapá. Ele atesta que a empresa cumpriu a Cota de Retribuição Socioambiental do ano, adquirindo o Crédito de Floresta.
Entre as vantagens de aderir ao Selo está o incentivo do comércio sustentável do minério e a valorização da mineração responsável, por comunicar suas estratégias de ESG com sua cadeia de valor.
Traduzido do inglês, ESG significa Governança Ambiental, Social e Corporativa, e é uma avaliação da consciência coletiva de uma companhia sobre fatores sociais e ambientais.
Reportagem, Marquezan Araújo