Data de publicação: 17 de Maio de 2023, 21:20h, atualizado em 01 de Agosto de 2023, 17:03h
LOC.: O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou que reformas têm que ser aprovadas no primeiro ano de governo. Por isso, a reforma tributária tem que ser aprovada ainda em 2023, segundo o também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A declaração foi dada durante a abertura do Fórum da Competitividade, nesta quarta-feira (17), evento promovido pelo Movimento Brasil Competitivo.
TEC./SONORA: Geraldo Alckmin, vice-presidente da República
"Estou otimista. Acho que o projeto de reforma tributária está maduro, foi bastante debatido. Reformas têm que aprovar no primeiro ano. Se perder o primeiro ano, passou. Então, é agora que tem que votar. Ela não é obra acabada e perfeita, mas vai ajudar muito, porque vai trazer eficiência econômica, simplificação, ajuda nas exportações".
LOC.: Na Câmara dos Deputados, um grupo de trabalho discute a reforma tributária e promete apresentar um relatório final no mês de junho. Há duas propostas que estão em fase de tramitação mais avançada: a PEC 45 e a PEC 110. As duas tentam simplificar o atual sistema de tributação sobre o consumo. A principal diferença é que a primeira unifica os impostos do governo federal, dos estados e dos municípios em um tributo. Já a segunda, unifica os impostos federais de um lado e, do outro, os impostos estaduais e municipais.
Reportagem, Felipe Moura.