Divulgação: Governo do Paraná
Divulgação: Governo do Paraná

Secretários de Fazenda afirmam que pandemia prejudicou finanças dos estados. Saiba

Superintendentes de cinco estados participaram de seminário online promovido pelo governo do Paraná

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Secretários de Fazenda de cinco estados afirmaram que a pandemia da Covid-19 prejudicou a arrecadação de tributos em todo o país, principalmente em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Os superintendentes do Paraná, Ceará, São Paulo, Mato Grosso e Pará participaram de um web seminário promovido pela Secretaria de Fazenda do Paraná. 

O anfitrião do encontro o secretário, Renê Garcia Junior, salientou o Paraná deve perder R$ 500 milhões na arrecadação de ICMS neste ano, mesmo com a ajuda financeira do governo federal. Para a secretária de Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, a Reforma Tributária se mostrou clara durante a atual crise econômica. No entanto, de acordo com ela, a reforma não pode se limitar a criação de novas leis e deve ser focar na redução de novas normas tributárias. 

O secretário-executivo da Fazenda e Planejamento de São Paulo, Tomás de Paula, afirmou que a arrecadação no estado no primeiro semestre deve cair 15%, em comparação ao mesmo período de 2019. Todos os presentes na reunião ressaltaram a importância do governo federal em contribuir com a perda arrecadatória em todos os estados. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.