Agência Brasil
Agência Brasil

Secretarias de Educação têm até segunda-feira (31) para aderirem ao programa Tempo de Aprender, do MEC

Iniciativa visa fomentar a alfabetização no país da pré-escola ao 1º e 2º anos do ensino fundamental a nível municipal, distrital e estadual

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

As secretarias municipais, estaduais e a do Distrito Federal têm até a próxima segunda-feira (31) para aderirem ao Programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação (MEC). Lançado em fevereiro deste ano, a iniciativa tem o objetivo de enfrentar os problemas da alfabetização no país. 

O programa é voltado para a alfabetização da pré-escola ao 1º e 2º anos do ensino fundamental da rede pública de todo o país. Para isso, estrutura-se em quatro eixos: formação continuada de profissionais, apoio pedagógico, aprimoramento das avaliações e valorização dos profissionais da alfabetização. No último balanço divulgado pelo MEC, mais de 3,8 mil secretarias tinham aderido ao programa. 

MEC define critérios para repasse de recursos para conectividade nas escolas

Por conta da pandemia, FNDE antecipa e adapta repasses para escolas e secretarias de educação

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores a avaliarem a conveniência e as exigências do programa. Além do preenchimento de formulário com e-mail e o CPF do secretário de Educação, é necessário atualizar as informações no sistema PDDE Interativo, plataforma do MEC para o repasse de recursos e apoio à gestão escolar.

O órgão ressalta que o pedido de adesão ao Tempo de Aprender não será concluído até que o secretário, coordenador e o vice-coordenador cliquem no link enviado para o e-mail cadastrado. As inscrições para o programa podem ser feitas no site alfabetização.mec.gov.br

Receba nossos conteúdos em primeira mão.