Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

RS: Governo faz alterações no protocolo de bandeira vermelha para restaurantes e comércio não essencial

Segundo o governador Eduardo Leite, já que houve estabilização na demanda por internações em UTIs, a decisão foi de “alterar algumas regras a fim de estimular a economia do estado”

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O governo do Rio Grande do Sul, por meio do Gabinete de Crise, fez alterações nos protocolos sugeridos para a bandeira vermelha, que classifica as regiões como de alto risco epidemiológico. A determinação foi anunciada nesta terça-feira (4). As mudanças passam a valer a partir desta quarta-feira (5). 

O Decreto publicado sobre as novas normas envolve o comércio varejista não essencial, localizado em ruas, centros comerciais e shoppings, e o funcionamento de restaurantes. Segundo o governador Eduardo Leite, já que houve estabilização na demanda por internações em UTIs, a decisão foi de “alterar algumas regras a fim de estimular a economia do estado”.

As alterações também foram debatidas e validadas com o aval da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e com as 27 associações regionais.

Covid-19: Aplicativo vai identificar pessoas próximas que testaram positivo para a doença

Covid-19: 14 capitais apresentam nível de transparência de dados insatisfatório

MPs que liberam recursos para combate ao coronavírus tiveram prazo de validade prorrogado

Sobre o comércio varejista não essencial, por exemplo, a permissão é de atue com 25% dos trabalhadores. A medida vale somente para estabelecimentos com mais de três trabalhadores. Também é exigido um número máximo de pessoas conforme área do estabelecimento. Já a abertura será exclusiva de quarta-feira a sábado, em horário reduzido, das 10h às 16h, para não coincidir com a movimentação de serviços essenciais.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.