Agência Brasil
Agência Brasil

Receita Federal prorroga regra que flexibiliza entrega de documentos

Novo prazo vai até o dia 30 de outubro; Medida tem o objetivo de diminuir a proximidade entre as pessoas em meio à pandemia da Covid-19

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Receita Federal prorrogou até 30 de outubro a regra que permite a entrega de documentos em cópia simples para alguns serviços, por meio de e-mail ou envelopes. O contribuinte pode verificar os canais de atendimento para cada serviço solicitado no site do órgão. 

Entre os serviços cuja documentação pode ser entregue pela internet estão a realização de cadastros previdenciários, de imóveis rurais e de pessoa jurídica; pagamentos e parcelamentos, como do Simples Nacional, por exemplo; e a emissão de certidões de regularidade fiscal. 

Proprietários rurais vão ter que atualizar dados cadastrais dos imóveis

Prazo para entrega das declarações do Imposto sobre a Propriedade Rural vai até 30 de setembro

A medida visa facilitar a recepção documental sem proximidade física ou interação entre as pessoas, em meio à pandemia da Covid-19 e da recomendação de isolamento social pelas autoridades em saúde. 

A Receita alerta aos contribuintes ou seus representantes que, ao enviarem documentos digitais por meio eletrônico, eles assumem a responsabilidade pela veracidade das informações, podendo responder por eventuais fraudes. Além disso, a RFB destaca que pode exigir a apresentação dos documentos originais posteriormente. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.