Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Primeiro turno na região Norte ocorre sem prisões entre candidatos

Contudo, um dia antes do pleito, candidato do Amazonas foi preso em casa

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

ÚLTIMAS SOBRE REGIÃO NORTE


O relatório de ocorrências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) envolvendo candidatos teve 43 registros em todo o país, segundo boletim divulgado às 14h deste domingo (15). Nenhum candidato da região Norte foi preso ou autuado até a última atualização do TSE. Entre os não candidatos, quatro pessoas foram presas no Pará, sendo três por boca de urna e uma prisão não teve o motivo divulgado. Rondônia teve uma detenção com razão não divulgada. 

No entanto, neste sábado (14), um dia antes do primeiro turno, o prefeito da cidade amazonense de Tonantins e candidato à reeleição, Lázaro de Souza Martins (PP), foi preso em flagrante sob a suspeita de compra de votos. O Ministério Público do estado disse que foram encontrados na casa dele dinheiro em espécie, armas, aparelhos celulares, entre outros itens. O candidato pagou fiança de R$ 3 mil e foi liberado, mas irá responder pelo crime. 

Em números gerais do País, o Ministério da Justiça registrou 1.062 crimes eleitorais, sendo a boca de urna o mais frequente, seguido por compra de votos e desobediência à Justiça Eleitoral.  

Força Federal irá reforçar segurança em 11 estados durante as eleições

Segundo o TSE, do total de 1.700 urnas eletrônicas trocadas em todo o País, 28 substituições ocorreram no Pará; 18 em Roraima; 15 no Amazonas; 14 em Rondônia; 5 no Acre; e 2 no Amapá. Tocantins não teve equipamentos substituídos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, quase 180 milhões de eleitores estão aptos a participar das eleições municipais deste ano. Dos sete estados da Região Norte, o Pará lidera esse ranking, com aproximadamente 5,7 milhões de eleitores. Na lanterna, aparece Rondônia com pouco mais de 342 mil votantes. 

Em Macapá (AP), a eleição foi adiada por problemas de abastecimento de energia que a cidade vem enfrentando. Ainda não há data marcada para o pleito na cidade. Neste domingo, não haverá votação no Distrito Federal e em Fernando de Noronha (PE). 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.