Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Primeiro turno na região Norte ocorre sem prisões entre candidatos

Contudo, um dia antes do pleito, candidato do Amazonas foi preso em casa

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O relatório de ocorrências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) envolvendo candidatos teve 43 registros em todo o país, segundo boletim divulgado às 14h deste domingo (15). Nenhum candidato da região Norte foi preso ou autuado até a última atualização do TSE. Entre os não candidatos, quatro pessoas foram presas no Pará, sendo três por boca de urna e uma prisão não teve o motivo divulgado. Rondônia teve uma detenção com razão não divulgada. 

No entanto, neste sábado (14), um dia antes do primeiro turno, o prefeito da cidade amazonense de Tonantins e candidato à reeleição, Lázaro de Souza Martins (PP), foi preso em flagrante sob a suspeita de compra de votos. O Ministério Público do estado disse que foram encontrados na casa dele dinheiro em espécie, armas, aparelhos celulares, entre outros itens. O candidato pagou fiança de R$ 3 mil e foi liberado, mas irá responder pelo crime. 

Em números gerais do País, o Ministério da Justiça registrou 1.062 crimes eleitorais, sendo a boca de urna o mais frequente, seguido por compra de votos e desobediência à Justiça Eleitoral.  

Força Federal irá reforçar segurança em 11 estados durante as eleições

Segundo o TSE, do total de 1.700 urnas eletrônicas trocadas em todo o País, 28 substituições ocorreram no Pará; 18 em Roraima; 15 no Amazonas; 14 em Rondônia; 5 no Acre; e 2 no Amapá. Tocantins não teve equipamentos substituídos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, quase 180 milhões de eleitores estão aptos a participar das eleições municipais deste ano. Dos sete estados da Região Norte, o Pará lidera esse ranking, com aproximadamente 5,7 milhões de eleitores. Na lanterna, aparece Rondônia com pouco mais de 342 mil votantes. 

Em Macapá (AP), a eleição foi adiada por problemas de abastecimento de energia que a cidade vem enfrentando. Ainda não há data marcada para o pleito na cidade. Neste domingo, não haverá votação no Distrito Federal e em Fernando de Noronha (PE). 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.