Marcello Casal/Agência Brasil
Marcello Casal/Agência Brasil

Primeiro Enem digital é finalizado e Inep quer apenas aplicações computadorizadas até 2026

Prova digital terminou neste último domingo (7), quando participantes de 104 cidades fizeram provas de matemática e ciências da natureza

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital terminou neste último domingo (7), quando participantes de 104 cidades fizeram provas de matemática e ciências da natureza. Apesar de ser uma novidade para os brasileiros, a experiência deve ser aprimorada e incentivada nos próximos cinco anos. A meta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de que o Enem seja realizado de forma totalmente digital até 2026. 

Neste modelo, os participantes realizam a prova em computadores instalados em locais de prova estabelecidos pelo Inep. Os candidatos recebem um código que precisa ser inserido na tela antes de começar o exame e quando finalizam as questões. Os computadores só permitem acesso às provas, sem dispor de internet ou calculadora, por exemplo.

No primeiro dia de aplicação, 30 mil candidatos optaram pelo modelo computadorizado, o que corresponde a aproximadamente 32% do total de 93 mil inscritos. O exame, tanto na modalidade impressa quanto digital, foi suspenso no estado do Amazonas devido aos impactos da pandemia da Covid-19. A prova impressa ainda foi cancelada em Rolim de Moura (RO) e em Espigão D'Oeste (RO) pelo mesmo motivo sanitário. Esses estudantes poderão fazer as provas na reaplicação.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.