Agência Brasil
Agência Brasil

MS: Índice de Desempenho Industrial atinge maior patamar para o mês de dezembro, aponta Fiems

Indicador alcançou 58,9 pontos, recorde desde o início da série histórica em 2014

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O desempenho da indústria de Mato Grosso do Sul encerrou o ano de 2020 com resultado histórico. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (Fiems), o Índice Geral de Desempenho Industrial (IGDI) em dezembro foi de 58,9 pontos.
 
Esse é o melhor resultado para o mês desde o início da série, em 2014. No ano de 2019, por exemplo, o resultado foi de 56,2 pontos. A média histórica, por sua vez, sempre esteve próxima dos 49 pontos, segundo a Federação.
 
Nos últimos oito meses, o indicador acumula alta de 20,4 pontos, o que sinaliza a retomada da atividade industrial no estado após o auge da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, destaca o resultado expressivo e as expectativas do setor a curto prazo.
 
“Os empresários industriais se mostraram satisfeitos com o desempenho apresentado em dezembro e para os próximos seis meses mantêm esse otimismo, esperando uma melhora das condições econômicas tanto para Mato Grosso do Sul quanto para o Brasil e, na esteira dessa melhoria, garantindo a realização de investimentos que foram projetados para esse período”, avaliou. 

Três Lagoas é a melhor cidade para se fazer negócios na indústria no estado de Mato Grosso do Sul, aponta estudo

Empresários industriais do Tocantins seguem otimistas em janeiro, aponta FIETO

Destaques

O indicador reflete a percepção dos empresários sobre o desempenho apresentado pela atividade industrial. O levantamento analisou cinco variáveis (emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança).
 
Cerca de 78% das empresas apontaram crescimento ou estabilidade da produção em dezembro, número 7 pontos percentuais superior ao mesmo período em 2019. Já a utilização média da capacidade instalada aumentou de 71% para 74%. O mesmo ocorreu com a intenção de investimento, que saltou de 63 para 65,5 pontos, de acordo com a pesquisa. 
 
Um dos exemplos vem de Sérgio Capuci, que é dono de uma indústria no segmento de abate bovino em Mato Grosso do Sul. Ele afirma que está otimista com os negócios em 2021, o que pode culminar com expansão da produção e do quadro de funcionários na empresa.
 
“A gente vê que, normalizando com a chegada da vacina, sempre há expectativa de que tudo volte ao normal, embora a expectativa é de que os preços do boi e da carne continuem altos. A empresa tem planos de investimento e continua com esses planos mesmo com todas as dificuldades, de aumentar a estrutura física e as contratações”, projeta.

Arte: Brasil 61
 
Indicador

Criado pelo Radar Industrial da Fiems, o IGDI é calculado com base nas pesquisas de Confiança e de Sondagem Industrial. O indicador é composto por cinco variáveis, sendo que cada uma tem peso de 20% na composição final do resultado. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.