Agência Brasil
Agência Brasil

Ministério da Saúde lança guia alimentar para crianças menores de 2 anos

A publicação traz as principais recomendações sobre aleitamento, introdução à alimentação complementar e escolha de alimentos saudáveis

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério da Saúde lançou o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos. A publicação traz as principais recomendações sobre aleitamento, introdução à alimentação complementar e escolha de alimentos saudáveis. O objetivo é auxiliar pais e responsáveis nessa missão. 
 
O documento é uma versão resumida, de bolso, da edição completa que foi lançada em 2019. Ao acessar o conteúdo, os cidadãos vão poder conhecer mais sobre direitos relacionados à alimentação infantil e recomendações sobre habilidades culinárias. 

Alimentação de crianças e adolescentes vulneráveis pode ser afetada com escolas fechadas
 
Um dos alertas da cartilha é de que o período de amamentação das crianças ainda está abaixo do recomendado. Soma-se a isso o fato de as crianças serem expostas cada vez mais cedo aos alimentos ultraprocessados, que fazem mal à saúde, aliado ao baixo consumo de frutas, verduras e legumes. O Ministério da Saúde ressalta que tais práticas podem desencadear obesidade infantil e uma série de doenças na idade adulta. 
 
A publicação também é um convite às famílias para inclusão de hábitos alimentares mais saudáveis na rotina alimentar das crianças menores de 2 anos. Para fazer o download do guia, acesse: bvsms.saude.gov.br
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.