Equipamento de Proteção Individual. Foto: Agência Brasil
Equipamento de Proteção Individual. Foto: Agência Brasil

Ministério da Saúde já distribuiu mais de 300 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) a estados e municípios

A medida é mais uma ação do Governo Federal para reforçar a segurança do atendimento na rede de saúde pública

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Mais de 300 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) já foram distribuídos para garantir a proteção dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Brasil. A medida é mais uma ação do Governo Federal para reforçar a segurança do atendimento na rede de saúde pública dos estados e municípios brasileiros. 

Entre os equipamentos estão máscaras, aventais, óculos, protetores faciais, toucas, sapatilhas, luvas e álcool. Os materiais foram entregues para as Secretarias Estaduais de Saúde, responsáveis por definir quais os serviços de saúde vão recebê-los, a partir de um planejamento local. 

Pesquisa aponta que país gasta R$ 1.398,53 em despesas relacionadas à saúde pública por habitante

Portaria aprova repasse a Estados para aquisição de medicamentos

A compra de EPIs é de responsabilidade dos entes federativos. No entanto, devido à escassez mundial dos materiais e o cenário de emergência em saúde pública, o Ministério da Saúde fez aquisições em apoio aos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) para fortalecer a rede pública de saúde no enfrentamento da doença em todos os estado.

A população pode acompanhar o quantitativo de recursos dispensados pela pasta, a quantidade de EPI e outros itens utilizados no combate à pandemia a cada estado pelo Localiza SUS, um painel on-line criado para dar transparência às ações no combate à Covid-19. Na plataforma também é possível acompanhar a quantidade de leitos habilitados, testes entregues e insumos disponibilizados. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.