Distribuição dos equipamentos na Universidade Federal do Maranhão. Foto: Governo Federal
Distribuição dos equipamentos na Universidade Federal do Maranhão. Foto: Governo Federal

Mais de 25 mil estudantes de instituições federais recebem chips do projeto Alunos Conectados do MEC

Nos primeiros seis meses, a medida pretende beneficiar cerca de 400 mil alunos, priorizando aqueles com renda familiar mensal de até meio salário mínimo

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Mais de 25 mil chips foram entregues em 28 universidades federais e instituições da Rede Federal de educação profissional científica e tecnológica em todo o país. A ação faz parte do o Projeto Alunos Conectados do Ministério da Educação (MEC), pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O programa visa disponibilizar internet gratuita para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições da Rede Federal de todo o país, oferecendo condições para a retomada das atividades acadêmicas de maneira remota, que foram paralisadas devido a pandemia da Covid-19.

Programa Dinheiro Direto na Escola libera R$ 525 milhões para educação

Escolas receberão incentivos para programa de Ensino Médio em Tempo Integral

Nos primeiros seis meses, a medida pretende beneficiar cerca de 400 mil alunos, priorizando aqueles com renda familiar mensal de até meio salário mínimo. Assim que chegam às instituições, os chips são desbloqueados pelas operadoras e direcionados aos estudantes de baixa renda. A carga inicial de internet da franquia dos chips é de 20 GB, com renovação todo dia 30 de cada mês.

Uma das instituições que já recebeu os chips solicitados foi a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 2.342 unidades foram entregues na instituição e encaminhadas aos estudantes aptos ao benefício.

O número de chips enviados para cada instituição foi estabelecido em função da necessidade informada por elas ao Ministério da Educação. A única regra determinada pelo MEC é que as universidades não podem estar com as aulas suspensas ou sem previsão de retorno.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.