Data de publicação: 24 de Julho de 2020, 00:00h
LOC.: Olá, sejam bem-vindos ao Entrevistado da Semana. Eu sou Marquezan Araújo e comigo está o presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (ABRINTEL), Luciano Stutz. No nosso bate-papo de hoje, vamos abordar os principais pontos do setor e como ele se mostrou relevante neste momento de pandemia, tendo em vista que o uso das tecnologias digitais foi mais demandado.
Luciano Stutz, obrigado por nos receber.
TEC./SONORA: Luciano Stutz, presidente da ABRINTEL
“O prazer é meu. Bom dia a todos.”
LOC.: Presidente, gostaria de começar fazendo a seguinte pergunta: Na sua avaliação, a infraestrutura disponibilizada para o setor de telecomunicações no Brasil é satisfatória ou precisamos avançar mais para atingir níveis que atendam a população de maneira suficiente?
TEC./SONORA: Luciano Stutz, presidente da ABRINTEL
“O Brasil tem uma infraestrutura satisfatória. A grande prova disso é a maneira como esse setor passou pela pandemia. Mas, é um desafio sim para o setor conseguir expandir essa cobertura. A gente não consegue superar esses desafios sem superar a questão das leis municipais. Brasília acabou de aprovar uma nova lei de antenas. Agora está claro quais são as regras para você colocar uma antena no Distrito Federal e cobrir uma região. Essa lei é importante porque dá clareza para qualquer investimento que seja feito. Você sabe o recuo que tem que ter, a forma que tem que ser feita, a garantia que tem e o prazo de licenciamento. Infelizmente essa não é uma realidade dos nossos grandes municípios”.
LOC: O senhor começou destacando o desempenho do setor durante a pandemia. Na prática, como podemos perceber essa relevância da área? Poderia nos dar exemplo?
TEC./SONORA: Luciano Stutz, presidente da ABRINTEL
“A prática de home office, por exemplo, em que no novo normal será uma prática bem mais difundida do que antes, mostra que a nossa dependência de telecomunicações só vai aumentar. Porque as plataformas de conectividade terão uso muito mais comum. Outra coisa que é muito importante. O ensino à distância vai tomar outro lugar. Precisamos enxergar, inclusive, essa conectividade como a grande ferramenta para acabar com a parte da desigualdade social.”
LOC: Presidente, nós percebemos que o setor tem se desenvolvido bem nos grandes centros e até atingido um bom nível no interior do país. Mas, é possível afirmar que essas conexões chegaram forte no campo, dando ainda mais peso para o setor do agronegócio? Já existem projetos voltados para isso?
TEC./SONORA: Luciano Stutz, presidente da ABRINTEL
“Estamos falando de viabilizar, por meio do recurso privado juntamente com os interessados em fazer a cobertura em suas fazendas e como se pode instruir um projeto que consiga levar essa conectividade ao campo. A Frente Parlamentar da Agricultura está buscando exatamente como viabilizar dentro da segurança jurídica e o grande desavio de hoje é vencer o desafio da transmissão. Por exemplo, você tem um ponto a 100 km que fica em uma fazenda onde tem um trator que precisa ser mecanizado e automatizado. Como levar a conectividade do ponto até onde está o trator? Tem que ter uma transmissão, por rádio ou fibra ótica para levar o sinal até na ponta.”
LOC: E sobre a cobertura nas pequenas cidades, presidente? O senhor avalia que o Brasil já teve um bom avanço até agora? Além disso, acredita que ainda tem margem para melhorias e fazer com que os pequenos Distritos também percebam sinais com mais qualidade?
TEC./SONORA: Luciano Stutz, presidente da ABRINTEL
“Eu acho que a abrangência está chegando e tem um papel muito grande no desenvolvimento dessas cidades que são mais para o interior, e ainda tem uma cobertura a ser elevada futuramente. Mas, a gente entende que foi um papel muito relevante pelas operadoras em levar esse sinal, agora a gente tem que melhorar esse sinal. Levar essas novas tecnologias e, para isso, precisamos de infraestrutura. A política pública está construída para isso.”
LOC: É isso, presidente. Muito obrigado pela participação e até uma próxima oportunidade. Agradeço em nome de toda a equipe do portal Brasil 61.
TEC./SONORA: Luciano Stutz, presidente da ABRINTEL
“Foi um prazer falar com vocês e estamos à disposição para o que for necessário. Vamos, porque o Brasil tem muito o que caminhar para frente, com muita conectividade.”
LOC: O Entrevistado da Semana fica por aqui. Obrigado pela sua audiência e até a próxima. Tchau!