Data de publicação: 14 de Dezembro de 2020, 14:50h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:32h
O Instituto Butantan está realizando a pesquisa Avaliação de Incidência de Infecção por coronavírus em diversas regiões do Brasil, cerca de 3.520 pessoas serão acompanhadas pelos pesquisadores. Em Porto Velho, o estudo é coordenado pelo Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (Cepem) e vai acompanhar 320 participantes, por um período de 72 semanas.
O objetivo é traçar um diagnóstico sobre o comportamento do vírus na população local, considerando realidades apresentadas em cenários distintos. As informações coletadas integrarão um banco de dados que poderão auxiliar profissionais da saúde, pesquisadores e órgãos de vigilância em ações futuras.
Ministério da Saúde confirma primeiro caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil
Governo de SP faz acordo com federação de municípios de SC para fornecer a CoronaVac
Informações como frequência de casos assintomáticos, capacidade de transmissão do vírus dentro da família, tempo de positividade de exames sorológicos, fontes de infecção e comportamentos de risco são fundamentais para o planejamento de ações públicas e serão obtidas durante esse estudo.
Por meio do estudo, serão levantadas informações que servirão de subsídio para a comunidade científica e adoção de medidas de saúde pública no enfrentamento da pandemia.