LOC.: O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação publicou uma resolução com orientações para apoio técnico e financeiro na aquisição de veículos de transporte escolar, no âmbito do Programa Caminho da Escola.
A professora da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora do Comitê-DF da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Catarina de Almeida Santos, afirma que o transporte escolar é fundamental para garantir o direito à educação.
TEC./SONORA: Catarina de Almeida Santos, professora da UnB e coordenadora do Comitê-DF da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
“Esse programa [Caminho para Escola] é muito importante para que os estados e, sobretudo, os municípios garantam o transporte das crianças e dos jovens, das suas residências para os locais das escolas; que saiam das escolas e participem de atividades fora da sala de aula. É um programa que abarca todas as formas de transporte.”
LOC.: Segundo a resolução, poderão ser adquiridos veículos de transporte escolar zero quilômetro, como ônibus, embarcações e até bicicletas novas. Os valores e as especificações dos veículos serão estabelecidos de acordo com as orientações da área de compras do FNDE.
O secretário municipal de Educação da cidade de Acrelândia, no Acre, professor Nilson Mendes de Carvalho, afirma que há alguns anos o município não consegue adquirir novos veículos.
TEC./SONORA: Nilson Mendes de Carvalho, professor e secretário municipal de Educação de Acrelândia.
“Ainda não existe nenhuma disponibilidade financeira para aquisição dos veículos escolares. Mas é um objetivo nosso conseguir adquirir esses transportes escolares, porque a nossa frota está ficando velha. Então, precisamos dessa parceria institucional do governo federal, com o financiamento do transporte escolar”.
LOC.: Saiba mais sobre o programa no site: www.fnde.gov.br, na área Caminho da Escola.
Reportagem, Paloma Custódio
NOTA
LOC.: O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação publicou uma resolução com orientações para apoio técnico e financeiro na aquisição de veículos de transporte escolar, no âmbito do Programa Caminho da Escola.
De acordo com dados do FNDE, em 2020, todas as regiões e estados foram beneficiados pelo programa, com a aquisição total de 4.195 ônibus. O montante de recursos próprios das entidades executoras para aquisição de veículos foi de mais de 76 milhões de reais.
Segundo a resolução, poderão ser adquiridos veículos de transporte escolar zero quilômetro, como ônibus, embarcações e até bicicletas novas. Os valores e as especificações dos veículos serão estabelecidos de acordo com as orientações da área de compras do FNDE.
Saiba mais no site: www.fnde.gov.br, na área Caminho da Escola.
Reportagem, Paloma Custódio