LOC.: Um importante reforço no combate à maior epidemia de dengue que o país já viveu — a vacina — vai ser distribuída para outras 154 cidades brasileiras. O Ministério da Saúde anunciou a medida como forma de otimizar a aplicação das doses, já que 668 mil doses estão próximas do vencimento, previsto para 30 de abril, segundo o próprio ministério.
O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti Fernandes, falou sobre importância da ampliação de municípios contemplados.
TEC/SONORA: Eder Gatti Fernandes, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI)
“A gente sabe que tem um quantitativo dessas doses que não foi aplicado. Não podemos deixar essas doses vencerem, é preciso utilizá-las. Diante disso, o Ministério da Saúde trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados.”
LOC.: Pouco mais de um terço das doses enviadas aos 521 municípios foram aplicadas até agora. O governo recebeu uma nova remessa — com 930 mil doses — que serão distribuídas para os 521 municípios anteriormente selecionados — e para os 154 previstos na ampliação. Dessa forma, será possível garantir que a vacinação continue, sem que haja falta do imunizante.
Reportagem, Lívia Braz