LOC.: Pesquisa feita pela PNAD em 2019 mostra que apenas 89,2% dos adolescentes de 15 a 17 anos estão matriculados na escola, isso significa que grande parte dos estudantes de até 14 anos então abandonado a escola antes de concluírem o ensino básico. Por isso, a UNICEF, a Undime e o Itaú Social lançaram um guia sobre "papel das organizações da sociedade civil no enfrentamento à exclusão escolar", com o objetivo de apoiar a atuação das organizações no fortalecimento das redes de proteção empenhadas na transformação do Brasil pela educação.
A especialista em educação Catarina Santos defende que é dever do poder público garantir o direito à educação a crianças, adolescentes e adultos que não tiveram acesso ainda jovens, mas a sociedade civil precisa estar ativa para colaborar com as organizações.
TEC/SONORA: Catarina Santos - Especialista em educação
“A participação da sociedade civil nesse processo de busca ativa é importante e fundamental. É responsabilidade também da sociedade nessa oferta, nesta garantia do direito à educação. A própria constituição estabelece que estado e a família entre em colaboração com a sociedade”
LOC.: O guia foi desenvolvido de maneira didática para que todos possam ter acesso e entendimento sobre como utilizá-lo. Para ter acesso, bastar acessar: https://buscaativaescolar.org.br/
Reportagem, Daniela Gomes