Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 30 de Julho de 2022, 18:25h, atualizado em 02 de Agosto de 2022, 13:15h
LOC.: A Semana Nacional de Conscientização sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, o TDAH, será celebrada a partir deste ano, no período que abrange o dia 1º de agosto.
Esse transtorno neurocomportamental é mais frequente na infância e no sexo masculino, e acompanha a pessoa até a vida adulta. Segundo a Associação Brasileira de Déficit de Atenção, o distúrbio acomete de 3% a 5% das crianças em idade escolar no mundo.
São três os principais sintomas do TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade, que podem aparecer de forma isolada ou conjunta.
A neurologista infantil e membro da Academia Brasileira de Neurologia, Letícia Brito Sampaio, explica que os sintomas devem estar presentes ainda na infância.
TEC./SONORA: Letícia Brito Sampaio, neurologista infantil e membro da Academia Brasileira de Neurologia
“Os sintomas devem sempre estar presentes antes dos 12 anos de idade e devem ocorrer em pelo menos dois ambientes, ou seja, não ocorre somente em casa ou na escola. Eles (sintomas) podem interferir no funcionamento social, acadêmico e profissional da pessoa.”
LOC.: O diagnóstico do TDAH é clínico, ou seja, não há um exame para detectá-lo. O início do tratamento precoce é fundamental. É feito por diferentes profissionais e composto por orientação aos pais, participação da escola, terapia cognitiva comportamental e tratamento medicamentoso.
O autônomo Davi Augusto, de 29 anos, foi diagnosticado com TDAH aos sete anos de idade. Para ele, o tratamento precoce foi importante para a atual qualidade de vida.
TEC./SONORA: Davi Augusto, autônomo.
“Hoje, o TDAH não afeta na minha vida pessoal e profissional por conta do tratamento que foi feito. É difícil aceitar no começo, mas depois de certo tempo de tratamento vemos que não é nada de mais quando se tem apoio.”
LOC.: A Semana Nacional de Conscientização do TDAH foi instituída a partir da Lei nº 14.020, de julho de 2020, aprovada pelo Congresso Nacional em junho e sancionada neste mês de julho.