Foto: MDR/Divulgação
Foto: MDR/Divulgação

Semana Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável promove debates até a próxima sexta-feira (10)

Tema deste ano é 20 anos do Estatuto da Cidade – aprendizados e caminhos para a agenda urbana brasileira


O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), deu início, nesta segunda-feira (6), à Semana Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável. O tema deste ano é 20 anos do Estatuto da Cidade – aprendizados e caminhos para a agenda urbana brasileira. As atividades seguem até a próxima sexta-feira (10).

Durante os cinco dias de evento, serão discutidos caminhos para que todas as cidades brasileiras possam adotar estratégias de desenvolvimento urbano sustentável. Além disso, também serão apresentados os avanços na estruturação da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e dos Objetivos do Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS).

“Estamos avançando nos estudos da construção da nossa Política Nacional do Desenvolvimento Urbano, que tem como cerne uma visão estratégica para o território brasileiro, sempre com o desafio de trazer sustentabilidade para o País”, avaliou a secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Sandra Holanda.
Projeto Andus

A parceria entre os governos brasileiro e alemão tornou possível a criação do Projeto de Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Andus). Ao longo dos dois últimos anos, foram promovidos debates para a construção de práticas voltadas a um desenvolvimento urbano mais sustentável e alinhado à PNDU, considerando a diversidade do País.

Em 2020, ocorreu a primeira fase do Projeto Andus, com debates com seis municípios brasileiros: Anápolis (GO), Campina Grande (PB), Eusébio e Fortaleza (CE), Hortolândia (SP) e Tomé-Açu (PA). Já em 2021, em uma segunda fase, o Projeto selecionou, por meio de Chamada Pública, mais 12 municípios: Amajari (RR), Aracaju (SE), Arapiraca (AL), Cametá (PA), Caruaru (PE), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Maringá (PR), Naviraí (MS), Rio de Janeiro (RJ), São Nicolau (RS) e Sobral (CE), além do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste), que reúne 11 municípios paulistas.

O evento é uma parceria do MDR com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Os interessados em participar dos próximos dias de seminário podem se inscrever neste link.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Debater caminhos para que todas as cidades brasileiras possam adotar estratégias de desenvolvimento urbano sustentável. Esse é o objetivo do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, durante a Semana Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável. 

Com o tema 20 anos do Estatuto da Cidade – aprendizados e caminhos para a agenda urbana brasileira, o evento também dará espaço à apresentação dos avanços na estruturação da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e dos Objetivos do Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Durante a abertura do debate, Sandra Holanda, secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, afirmou que a comemoração dos 20 anos de Estatuto da Cidade deu um fôlego diferente para as atividades da secretaria.

TEC./SONORA: Sandra Holanda, secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR

“Nesse ânimo da comemoração dos 20 anos, a gente vem avançando nos estudos de construção da nossa Política Nacional do Desenvolvimento Urbano. Então a equipe vem há muito tempo com muita vontade e com muito empenho na construção dessa política, que o cerne dessa política é que nós tenhamos uma visão estratégica para o território brasileiro e sempre buscando o desafio de trazer para as cidades a sustentabilidade.”

LOC.: A programação segue até esta sexta-feira. Os interessados em participar do evento podem se inscrever no site redus.org.br

Para saber mais sobre as ações do Governo Federal na área de Desenvolvimento Regional e Urbano, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Alessandro Mendes