Data de publicação: 16 de Agosto de 2021, 11:10h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:34h
O Ministério da Saúde, em parceria com o governo do Distrito Federal, realizou, no sábado (14), um projeto-piloto com a testagem de 200 voluntários no estacionamento da Feira dos Importados, em Brasília (DF).
O evento teve o objetivo de avaliar os requisitos operacionais necessários para realização de uma estratégia nacional de triagem de casos de Covid-19. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou que o projeto de testagem da pasta tem como base três pilares: testar pessoas sintomáticas em Unidades Básicas de Saúde (UBS); testar as assintomáticas em áreas de grande circulação e a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov).
Anvisa autoriza Regkirona, novo medicamento contra Covid-19, de uso restrito a hospitais
Covid-19: saiba como é feita a logística de distribuição de vacinas no País
Na ação, foram utilizados testes rápidos de antígeno, produzidos pela Fiocruz, e os resultados foram disponibilizados em cerca de 15 a 20 minutos após a testagem.
Com essas informações, o Ministério da Saúde vai medir, por exemplo, a aceitabilidade da população em realizar os testes, o tempo necessário para triagem, o processo de rastreabilidade do uso dos testes, o perfil epidemiológico dos voluntários e o resultado positivo entre os indivíduos testados, sejam eles sintomáticos ou assintomáticos.