Data de publicação: 20 de Setembro de 2021, 15:50h, Atualizado em: 20 de Setembro de 2021, 19:42h
O ronco nada mais é do que uma manifestação sonora da vibração de estruturas, como exemplo, músculos e mucosas da garganta ou obstruções na região da rinofaringe e cerca de 50% da população de meia idade ronca. É comum o roncador buscar ajuda profissional devido o desconforto social que sofre. Roncar não é normal e pode ter associação com problemas sérios de saúde como a apneia obstrutiva do sono.
Há diversos tipos de ronco, com características diferentes que depende da intensidade e da frequência em que ocorre, mas mesmo aquele ronco de leve intensidade não exclui problemas relacionados ao sono e precisa de avaliação médica. Além do mais, algumas situações podem intensificar o som do ronco: uso de bebidas alcóolicas, dormir de barriga para cima, obesidade ou mesmo problemas no nariz como a rinite.
Se para os adultos esse cenário é preocupante, para as crianças roncar tem impacto ainda maior na saúde. A grande maioria dos casos de ronco na infância é causada pelo crescimento das amígdalas e da adenoide, ocasionando em:
Cansaço
Agitação
Dificuldade de concentração
Respiração pela boca
O ronco tem tratamento e vai depender da presença ou não da apneia e das alterações observadas em cada indivíduo. Converse com seu médico, de preferência um médico do sono.
CONTEÚDO PARA EMISSORAS DE RÁDIO: Nesta edição, você pode utilizar dois áudios sobre os seguintes temas:
Roncar é normal?
Problemas associados e tratamento
Para saber mais, assista ao vídeo do Dr. Ajuda sobre o ronco.