
LOC.: Em 2023, o Rio Grande do Sul registrou o menor número de crimes violentos letais intencionais (CVLI) desde o início da série histórica em 2010, com 1.981 casos. A queda representa uma redução de 6,3% em comparação a 2022, marcando a primeira vez desde 2010 que o estado finaliza o ano com menos de 2 mil vítimas de CVLI.
Os dados foram divulgados na última quinta-feira, em uma coletiva de imprensa realizada no Palácio Piratini.
Em dezembro, o estado registrou uma queda de 15,8% nos homicídios em comparação ao mesmo mês do ano anterior, sendo ainda mais acentuada em Porto Alegre com 33,3%. No total de 2023, o estado teve uma redução de 7% nos homicídios, enquanto a capital registrou uma diminuição de 23,7%.
O especialista em segurança pública, Antônio Flávio Testa, considera que a diminuição nos índices de homicídios e feminicídios é um indicador significativo, refletindo um avanço na paz social e um convívio mais harmonioso entre as pessoas.
TEC./SONORA: Antônio Flávio Testa - especialista em segurança pública
“Isso é muito importante para o Estado, porque, principalmente, promove o desenvolvimento econômico, as condições de convívio, de iniciativas empreendedoras, tudo decorre de uma política de segurança pública. Então, o estado se beneficia muito com uma ação de política de segurança que seja eficaz e os benefícios são principalmente a paz social e o desenvolvimento econômico.”
LOC.: Os latrocínios caíram 80% em dezembro, de 5 casos em 2022 para 1 em 2023, marcando a maior queda da série histórica com uma redução anual de 24,5%.
O estado também observou diminuições como 21,6% na taxa de feminicídios em comparação com 2022; Menor índice da série histórica em relação a roubos de veículos e queda de 42% no último mês do ano e de 17,7% no acumulado em roubos de gado.
Reportagem, Sophia Stein