LOC.: Prestes a completar um mês desde a retomada total das operações de voo, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, já estimula a retomada do turismo e da economia no Rio Grande do Sul. A base voltou a operar 24 horas por dia em 16 de dezembro de 2024, após ficar quase cinco meses fechada devido às chuvas que atingiram o estado.
De acordo com a Diretora de Planejamento e Competitividade da Secretaria de Turismo do estado, Claudia Borges, a reabertura do aeroporto já está mostrando resultados. Entre 16 de outubro e 29 de dezembro de 2024, o Rio Grande do Sul recebeu mais de 281 mil turistas pelo modal aéreo, um crescimento de 16,33% em comparação ao período de fechamento.
Para Claudia Borges, a expectativa agora é que o estado receba cada vez mais turistas.
TEC./SONORA: Claudia Mara Borges, Diretora de Planejamento e Competitividade da Secretaria de Turismo (Setur)
“E lembrando que temos agora outro ponto forte que são as vindimas e a Páscoa. Gramado é a capital nacional do chocolate artesanal, e logo em seguida, vem Torres, Canela e Bento. E Porto Alegre também apresenta uma forte demanda. Agora nós vamos trabalhar muito a questão das vindimas, que começa fortemente a partir da semana que vem e vai até março..”
LOC.: O cenário otimista é reforçado pelos números do turismo internacional. O estado foi a quarta principal porta de entrada de estrangeiros no Brasil em 2024, recebendo quase 880 mil visitantes. Nacionalmente, o Brasil teve um recorde histórico, com mais de 6 milhões e 600 mil de turistas estrangeiros no ano, segundo dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo e da Polícia Federal.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a retomada da capacidade total do Aeroporto Salgado Filho é “fundamental” para impulsionar ainda mais a economia do estado gaúcho.
TEC./SONORA: Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
“Apesar das dificuldades enfrentadas com as enchentes, o estado, que possui mais de 11 milhões de habitantes, registrou um crescimento de 4,5% no PIB em 2023. O aeroporto desempenha um papel estratégico, não só para o turismo de lazer e negócios, mas também para o transporte de cargas.”
LOC.: Em três meses, o aeroporto de Porto Alegre inaugurou dez lojas novas e ampliou a carta de experiências e serviços oferecidos aos passageiros que utilizam o Terminal de Passageiros. Com as novidades, o aeroporto chega à marca de 101 operações comerciais, entre varejo, serviços e operações gastronômicas.
A gerente da Loft — uma das lojas do aeroporto — Juliana Camargo, afirma que a expectativa é de que o movimento de passageiros retorne com a normalização das operações.
TEC./SONORA: Juliana Camargo, gerente da Loft do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
"Estou aqui organizando a loja muito contente, com a gente podendo abrir novamente. Foi um baque muito grande, essa questão da enchente, muito triste também, com a questão dos colaboradores também, todo mundo que perdeu suas coisas nessa tragédia. Mas agora estamos muito felizes com a reabertura."
LOC.: Segundo a Fraport Brasil, as companhias aéreas Gol, Azul e Latam estão operando voos domésticos no aeroporto.
Atualmente, o Salgado Filho conta com voos domésticos para cidades como Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Seguro, Recife, entre outros destinos. No segmento internacional, já opera voos para Lima e Santiago, além de Cidade do Panamá. E com a previsão de novos voos para Buenos Aires, Lisboa e outros destinos, a movimentação no aeroporto deve crescer ainda mais.
Reportagem, Nathália Guimarães