LOC: O Programa Brasil M.A.I.S, um dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, atingiu a marca de 200 instituições federais e estaduais com acesso gratuito ao sistema. O Brasil Meio Ambiente Integrado e Seguro já deu prejuízo de 987 milhões de reais ao crime organizado, com multas, apreensões e bloqueio de bens.
Em 16 meses, o programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública já auxiliou mais de 70 operações das forças de segurança em todo o país, que detectaram indícios de crimes principalmente ambientais, além de tráfico de drogas e pessoas e trabalho escravo.
Segundo a pasta, já são mais de 80 mil acessos autenticados pela plataforma. Os usuários podem acessar as imagens coletadas nas últimas 24 horas e, também, o acervo diário desde 2017, o que permite comparar as mudanças que ocorreram ao longo do período.
Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, a iniciativa demonstra a importância estratégica do uso de dados para a geração de informações que apoiem as ações de segurança para o combate ao crime organizado. A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério é a responsável pelos termos de adesão ao programa, que é feita pela Polícia Federal.
Reportagem, Felipe Moura