LOC.: O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar ampliou para um ano o prazo para que produtores rurais de todo o país emitam o Cadastro da Agricultura Familiar. Segundo a pasta, cerca de 1 milhão de agricultores familiares devem ser beneficiados com a ampliação do prazo. O presidente da Emater Goiás, Pedro Leonardo Rezende, destaca o objetivo do cadastro.
TEC./SONORA: Pedro Leonardo Rezende, presidente da Emater-GO
“O Cadastro da Agricultura Familiar tem o objetivo de identificar os produtores que se enquadram na forma da lei como sendo produtores da agricultura familiar. Então o produtor que tiver esses pré-requisitos pode solicitar a emissão da CAF nos escritórios locais da Emater. A emissão desse documento é a identidade do produtor da agricultura familiar e que garante a ele o direito a acessar ações e políticas públicas que são específicas a esse segmento”.
LOC.: O Crédito Rural é uma das principais políticas públicas que podem ser acessadas por meio do CAF. A atualização do cadastro também garante acesso ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, aos recursos do Garantia Safra e do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Pnae. O produtor rural de Planaltina, no Distrito Federal, Gilliard Mendes sabe de cor os benefícios para o agricultor familiar que mantém o cadastro em dia.
TEC./SONORA: Gilliard Mendes, Produtor rural
“A gente tem que tá com o DAP em dias. A gente tá conseguindo esses recursos, a gente quer um empréstimo pelo Próspera, pela Emater-DF, a gente consegue como produtor da agricultura familiar.”
LOC.: O produtor rural deve ficar atento à data de vencimento da Declaração de Aptidão ao Pronaf, a DAP. Para as declarações com vencimento entre oito de fevereiro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, o documento de identificação terá o prazo de validade automaticamente ampliado para 1 ano. Já as declarações com vencimento estabelecido a partir de primeiro de fevereiro de 2024 terão as datas mantidas, sem prorrogação. Os produtores com a DAP vencida antes de oito de fevereiro de 2023 terão, obrigatoriamente, que fazer a migração para o Cadastro da Agricultura Familiar. Os agricultores que já conseguiram fazer a emissão do CAF estão com a situação regularizada. O Ministério oferece canais de atendimento, no caso de dúvidas: o e-mail [email protected] e o telefone 61 9965-6115, repetindo 61 9965-6115.
Reportagem, Evelin Mendes.