
Voltar
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para a adesão à Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo) até o dia 30 de novembro. A iniciativa tem como propósito fortalecer e expandir a oferta educacional, com a melhoria de infraestrutura e materiais, promovendo o aperfeiçoamento na qualidade da educação básica e superior e garantindo o direito à permanência dos estudantes.
A adesão deve ser feita pelas secretarias estaduais e municipais de educação, via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para orientar os gestores nesse processo, o MEC elaborou um Guia de Navegação, que pode ser acessado no site.
Segundo dados do MEC, o Nordeste tem o maior número de entes participantes, com 91,7% de adesão entre os municípios com escolas do campo. Em seguida, aparecem as regiões Norte (77,8%) – com o destaque do Acre, que possui 100% de adesão dos municípios –, Sudeste (52,6%), Sul (52%) e Centro-Oeste (44,9%).
Entre as metas do Novo Pronacampo estão a criação de um sistema de acompanhamento e avaliação da educação voltada aos povos do campo, das águas e das florestas; o apoio a estados e municípios para que desenvolvam suas próprias políticas de forma mais autônoma e participativa; e o fortalecimento da educação do campo, das águas e das florestas, com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais que orientam essa modalidade de ensino.
As informações são do Ministério da Educação
Reportagem, Amanda Canellas