LOC.: No Paraná, aproximadamente 114 mil domicílios estão em situação de favela. Diante disto, o programa habitacional Vida Nova, do governo do Paraná, busca melhorar as condições de vida de famílias em vulnerabilidade que vivem em áreas de favelas. Essa é uma das linhas instituídas pelo programa Casa Fácil, aprovado pela Lei Estadual 20.394/20.
O Presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Jorge Lange, explica que o programa foi constituído através de lei estadual e na primeira etapa busca um financiamento de U$ 150 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Durante a primeira etapa, a o objetivo é atender 6 mil famílias com esses recursos.
TEC./SONORA: Jorge Lange - Presidente da Cohapar
“O objetivo do programa é tirar essas pessoas que estão à margem da sociedade, vivendo em condições bastante precárias, em situação de favela e trazê-las para a cidadania plena.”
LOC.: Lange expõe que, até o momento, o Paraná está com 3 projetos pilotos e foram investidos um valor até agora de R$ 12 milhões para essa primeira etapa, onde foram testadas as etapas do programa para estabelecer a melhor maneira de fazer com que ele obtenha êxito.
TEC./SONORA: Jorge Lange - Presidente da Cohapar
“O programa está agora na fase de aprovação do financiamento do BID, junto ao Governo Federal e a assinatura dos contratos deverá acontecer até meados de novembro e daí em diante a gente começa a fazer as licitações das primeiras 2 mil famílias que vão ser atendidas na base amostral solicitada pelo BID.”
LOC.: O presidente avalia que para a realização do projeto, o programa conta com a participação de 18 secretarias do estado, abrangendo todas as áreas de recuperação dessas famílias. Isso envolve ações na saúde, educação, segurança pública e também no enfrentamento de questões como a dependência de drogas e o trabalho infantil.
Reportagem, Sophia Stein