Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF
Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

METANOL: Brasil registra 41 casos confirmados de intoxicação após consumo de bebidas alcoólicas

Entre os estados, São Paulo é o que registra a maior quantidade de notificações, com 60,81% dos casos


O número de notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica já chega 148. Desse total, 41 foram confirmados e 107 estão em investigação. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na noite desta quarta-feira (15). 

De acordo com a pasta, outras 469 notificações foram descartadas. Entre os estados, São Paulo é o que registra a maior quantidade de notificações, com 60,81%. A unidade da federação conta com 33 casos confirmados e 57 em investigação.  

VEJA MAIS:

Até o fechamento desta matéria, só foram confirmados casos em quatro estados brasileiros. Além de São Paulo, há quatro confirmações no Paraná, três em Pernambuco e uma no Rio Grande do Sul

Em relação aos casos em investigação, o cenário é o seguinte:

  • São Paulo (57)
  • Pernambuco (31) 
  • Rio de Janeiro (6)
  • Mato Grosso do Sul (4)
  • Piauí (3)
  • Rio Grande do Sul (3)
  • Alagoas (1)
  • Goiás (1)
  • Paraná (1)

Já quanto ao número de óbitos, o Ministério da Saúde informou que 6 foram confirmados no estado de São Paulo e 2 em Pernambuco. Outros 10 ainda estão em fase de investigação, sendo 4 em São Paulo, 3 em Pernambuco, 1 em Mato Grosso do Sul, 1 na Paraíba e 1 no Paraná. 

O Ministério da Saúde chegou a enviar uma nota técnica aos estados e municípios com diretrizes para atendimento, diagnóstico e notificação de casos suspeitos.  Os principais trechos das notas são os seguintes:

  • A confirmação de caso passa a considerar três eixos: histórico de ingestão de bebida alcoólica, quadro clínico compatível e achados laboratoriais condizentes;
  • Para casos suspeitos, deverá ser considerado o período entre 6 e 72 horas após ingestão, verificando sintomas;
  • Os estados devem definir laboratórios responsáveis para análise (preferencialmente os CIATox ou institutos de polícia científica);
  • Nos casos em que não haja estrutura local, amostras devem ser encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) e posteriormente ao CIATox de Campinas; 
  • A notificação imediata de casos suspeitos e confirmados ao CIEVS estadual é mandatória; estes, por sua vez, devem informar o CIEVS nacional;
  • Uso do etanol farmacêutico como antídoto.  

Sobre a atualização das notificações

A atualização das notificações de intoxicação por metanol, em decorrência do consumo de bebidas alcoólicas, é realizada nos dias de funcionamento da Sala de Situação, ou seja, às segundas, quartas e sextas-feiras, após às 17h.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: O Brasil já registra CENTO E QUARENTA E OITO notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Desse total, QUARENTA E UM casos foram confirmados e CENTO E SETE estão em investigação. Além disso, outras QUATROCENTAS E SESSENTA E NOVE notificações foram descartadas. 

Os dados constam na última atualização divulgada pelo Ministério da Saúde, na noite desta quarta-feira (15). São Paulo é o estado com o maior número de notificações, com mais de SESSENTA POR CENTO dos casos. A unidade da federação conta com TRINTA E TRÊS casos confirmados e CINQUENTA E SETE em investigação.  

Até o momento, só foram confirmados casos em quatro estados brasileiros. Além de São Paulo, há QUATRO confirmações no Paraná, TRÊS em Pernambuco e UMA no Rio Grande do Sul. 

Já quanto ao número de óbitos, o Ministério da Saúde informou que SEIS foram confirmados no estado de São Paulo e DOIS em Pernambuco. Outros DEZ ainda estão em fase de investigação. 

Reportagem, Marquezan Araújo