
Voltar
LOC.: Os valores complementares para o pagamento do piso da enfermagem referentes ao mês de setembro já estão disponíveis para consulta. Os repasses foram detalhados em Portaria publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União.
O montante a ser transferido chega a mais de SETECENTOS E NOVENTA E OITO MILHÕES e OITOCENTOS MIL REAIS, entre valores destinados a execução municipal e estadual.
O recurso é repassado aos entes federados mensalmente. O intuito é de que, com a verba, estados e municípios efetuem o pagamento do piso de profissionais da categoria.
Em contrapartida, o advogado especialista em direito médico, Josenir Teixeira, destaca que a destinação desse dinheiro deve ser fiscalizada, com vistas a garantir que os valores cheguem aos trabalhadores.
TEC./SONORA: Josenir Teixeira, advogado especialista direito médico
“Os profissionais da enfermagem devem ficar atentos a acompanhar o repasse que os municípios irão receber, para que os municípios efetivamente repassem os valores às suas empregadoras, para que, finalmente, as suas empregadoras paguem os valores dentro da folha de pagamento. Vamos ver se realmente esses valores repassados pela União serão suficientes para cumprir o que disse a lei.”
LOC.: Entre os municípios, Goianinha (RN), Picos (PI) e Belo Jardim (PE) receberão mais de DUZENTOS mil cada. Para Arapiraca (AL), Vitória da Conquista (BA), Caxias (MA), Governador Valadares (MG), Dourados (MS), a previsão é de destinação de mais de UM MILHÃO DE REAIS milhão para cada.
Entre os estados, o maior valor foi destinado a Minas Gerais, que conta, no total, com mais de CENTO E TREZE MILHÕES DE REAIS. Na sequência aparece Bahia, com cerca de OITENTA E QUATRO MILHÕES, entre valores de execução estadual e municipal.
Reportagem, Bianca Mingote