LOC.: Segundo a nota executiva divulgada pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), o PIB goiano deve crescer entre 3,7% e 5%, podendo alcançar até 5,5% no acumulado em 2023. De acordo com a nota, o setor da agropecuária foi o principal responsável pelo crescimento econômico do estado. O setor apresentou uma taxa acumulada de crescimento de 12,7% no ano.
Na avaliação do pesquisador socioeconômico da Embrapa Arroz e Feijão, Alcido Wander, a diversificação das cadeias produtivas presentes no estado foram responsáveis pelos resultados positivos do agronegócio goiano.
TEC./SONORA: Alcido Wander, pesquisador socioeconômico da Embrapa Arroz e Feijão
“Nós temos um conjunto de cadeias presentes no estado que difere um pouco em relação a outros estados do Brasil, onde às vezes tem uma ou 2 cadeias apenas. Nós temos 5, 6 cadeias que estão bem expressivas aqui no estado. Então, essa presença de um agronegócio mais diversificado, isso é uma fortaleza no caso do agronegócio goiano. Nós temos um perfil de produtores que são abertos à inovação. Eles conseguem produzir mais e melhor de uma forma mais competitiva”.
LOC.: O pesquisador ainda destaca que o crescimento setor agropecuário no estado tem contribuído na geração de emprego e renda.
TEC./SONORA: Alcido Wander, pesquisador socioeconômico da Embrapa Arroz e Feijão
“A partir desse momento favorável do agronegócio, nós estamos obviamente gerando mais renda, riqueza e isso abre novas oportunidades de trabalho para profissionais em diferentes áreas ligadas ao setor e novas oportunidades de negócios surgem a partir dali. Então, isso, na prática, representa um maior dinamismo econômico. Nós temos mais arrecadação sendo gerada do ponto de vista de tributos, de impostos e isso aumenta as possibilidades do estado de fazer novos investimentos em setores que vão beneficiar a sociedade”.
LOC.: Além de se destacar na produção agrícola, Goiás possui um dos maiores rebanhos de bovinos do país e vem se destacando também nas exportações. De acordo com a Casa Civil de Goiás, em 2022 o estado registrou um faturamento de US$ 11,7 bilhões com as vendas externas de produtos agropecuários.
Reportagem, Landara Lima.