Cerca de 50% do grupo prioritário ainda não se imunizou contra a gripe no PI - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Cerca de 50% do grupo prioritário ainda não se imunizou contra a gripe no PI - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

PIAUÍ: Vacinação contra a gripe continua no estado

Meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários, como gestantes, idosos, crianças e povos indígenas

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Unidades de saúde do SUS continuam campanha de vacinação contra a gripe em todo estado do Piauí. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina salva vidas e previne milhões de casos graves e óbitos pela infecção causada pelo vírus da influenza.

A mobilização dos municípios piauienses pela Campanha de Vacinação Contra a Gripe já contabiliza mais de 683 mil doses aplicadas. Até o momento, 51% do grupo prioritário da ação – composto por 1,2 milhão de pessoas – receberam a dose da vacina no estado. Os dados são do painel de imunizações do Ministério da Saúde

Apesar de ter uma das maiores taxas de cobertura vacinal entre os estados brasileiros, o Piauí ainda está longe de alcançar a meta das autoridades de saúde de imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários — como gestantes, idosos, crianças e povos indígenas. 

Por conta da disponibilidade de doses, o Ministério autorizou, no começo de maio, a ampliação da imunização para todas as pessoas acima dos seis meses de idade. Segundo o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, a medida busca garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe.

“Então, se há disponibilidade da vacina e o vírus da influenza – da gripe – está circulando, nós devemos ampliar o acesso das pessoas para que elas se vacinem, diminuam seu risco de adoecimento de formas graves da doença e diminuam a circulação do vírus na comunidade."

Mas muita gente deixa pra tomar o imunizante na última hora. É o caso do funcionário público José de Arimatéa Conde Barroso, de 61 anos — morador do bairro Cristo Rei, em Teresina. Ele pretende buscar um posto de vacinação o mais breve possível.

“Com relação à imunização, acredito ser importante em função da prevenção às doenças. A vacinação aqui, em Teresina, está à disposição em lugares públicos e nos postos. Então as pessoas devem procurar se vacinar o quanto antes e eu vou fazer isso logo logo.”

Em Teresina, as doses da vacina da gripe estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, maternidades municipais, no Lineu Araújo, Posto médico-odontológico do CTT, no Hospital da Polícia Militar, no Hospital do Mocambinho e no Hospital Infantil Lucídio Portela; de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h. Também é possível se vacinar gratuitamente no Teresina Shopping, de segunda a sexta, das 12h às 17h, e aos sábados, das 10h às 20h. 

Segundo o painel do Ministério, em Teresina, foram aplicadas cerca de 157 mil doses. A cobertura vacinal do público prioritário está em cerca de 42%.

Faça parte do Movimento Nacional Pela Vacinação e diga sim para a vacina contra a gripe. Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto.

Para mais informações, acesse: www.gov.br/vacinacao

VSR: Fiocruz alerta para o aumento nas internações por infecções respiratórias

Casos de SRAG registram aumento contínuo no Brasil; alerta Fiocruz

Brasil registra sinalização de queda no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Receba nossos conteúdos em primeira mão.