Data de publicação: 15 de Setembro de 2021, 19:30h, atualizado em 15 de Setembro de 2021, 21:46h
LOC: O Governo Federal vai investir quase 12 milhões de reais para instalar os primeiros sistemas de irrigação em uma Vila Produtiva Rural construída ao longo do Projeto de Integração do Rio São Francisco e em uma comunidade indígena. Ao todo, serão beneficiadas 117 famílias na VPR Captação e na aldeia Truká, ambas em Cabrobó, interior de Pernambuco.
Serão 17 hectares de área irrigada na VPR Captação e 100 hectares na comunidade indígena Truká. Os recursos repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, vão custear a elaboração de projetos básico e executivo e a implantação dos 117 sistemas de irrigação, um por família beneficiada.
Sérgio Costa, secretário nacional de Segurança Hídrica do MDR, destacou o impacto positivo dos sistemas de irrigação para as comunidades beneficiadas.
TEC./SONORA: Sérgio Costa, secretário nacional de Segurança Hídrica do MDR.
“Água é vida. Água é desenvolvimento. Água traz dignidade às pessoas. E é o isso o que a gente vem procurando trazer no Ministério do Desenvolvimento Regional, através da Secretaria de Segurança Hídrica”.
LOC: As obras estão previstas para começar em outubro e devem durar 20 meses. Neguinho Truká, que é cacique do povoado indígena, comemorou a chegada de investimentos para apoiar a produção agrícola.
TEC./SONORA: Neguinho Truká, personagem.
“E quando se investe em um território indígena, o senhor pode ter certeza que está fomentando a economia local. Porque isso gera emprego, gera renda. Faz com que a nossa juventude não precise migrar para os grandes centros”.
LOC: Para a cacique Ana Clécia, os investimentos vão ajudar muito os produtores da comunidade.
TEC./SONORA: Ana Clécia, personagem.
“O povo Truká se sente honrado em receber essa obra, que irá contribuir com os pequenos agricultores, que produzem muito aqui nessa terra”.
LOC: Para saber mais sobre essa e outras ações de segurança hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.