LOC.: Acordar cedo no final de semana é difícil para muitos brasileiros. Acordar cedo para ter que votar é ainda mais complicado para outros tantos. Mas nestas eleições, talvez seja necessário para moradores de seis estados do país.
Pela primeira vez, todas as seções eleitorais no brasil vão abrir e fechar juntas, seguindo o horário de Brasília. A determinação é de uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, aprovada no fim de 2021. As zonas de votação em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, e de alguns municípios do Amazonas, vão abrir às 7 da manhã. Em 11 municípios do Amazonas e no Acre, elas vão abrir às 6 horas da manhã. Mas não é com o sono que a eleitora do Acre, Ana Cristina Silveira, de 49 anos, está preocupada.
TEC./SONORA:
“Eu sempre votei no mesmo horário: 9 horas da manhã. A minha seção eleitoral ela praticamente não, não tem fila. Antigamente, 9 horas eu chegava e votava, agora vamos ver se vai ser da mesma forma. E aqui no Acre tem outro agravante: outubro começa a estação da chuva. Aí, se tiver chovendo no dia da eleição eu acredito que a abstenção vai ser gigantesca”.
LOC.: Para o advogado especialista em direito eleitoral, Alberto Rollo, essa mudança foi necessária por um motivo claro.
TEC./SONORA:
“É para acabar com fake news que diziam que o TSE segurava tantas horas para divulgar os resultados porque os resultados estavam sendo manipulados na tal sala secreta. E, na verdade, seguravam os resultados justamente para não, de alguma maneira, influenciar na votação daqueles lugares onde as urnas ainda estavam abertas”.
LOC.: O primeiro turno das eleições acontece neste domingo, dia 2 de outubro. Para votar, eleitores e eleitoras devem comparecer nas seções de votação e levar título de eleitor impresso ou digital e documento com foto, como identidade, carteira nacional de habilitação ou passaporte.
Reportagem, Álvaro Couto.