LOC.: Os estudantes de ensino médio da rede pública nascidos nos meses de maio e junho recebem nesta quinta-feira (28) o valor de R$ 200 referente ao Incentivo-Matrícula do programa Pé-de Meia. O valor será depositado na conta digital aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal. Os alunos receberão o valor de acordo com o mês de nascimento.
O programa tem como objetivo reduzir a taxa de abandono escolar no país por meio de um incentivo financeiro. O professor de finanças da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Raphael Moses, avalia que o programa é promissor, mas deve ser combinado com outras políticas públicas para, de fato, reduzir a evasão escolar.
TEC./SONORA: Raphael Moses, professor de finanças da Universidade Federal do Rio de Janeiro
“Não basta apenas incentivar o aluno a frequentar as escolas, é necessário garantir um ensino de qualidade para que ele se sinta em igualdade de condições para competir no acesso às melhores universidades. Outro ponto relevante é que o valor proposto pode ser bom para algumas regiões, porém insuficiente para diminuir a evasão em outras. Temos que lembrar que existe uma grande variação do custo de vida nas cidades brasileiras.”
LOC.: Thiago Esteves é doutor em Educação. Para ele, trata-se de uma iniciativa importante que pode melhorar a vida dos estudantes contemplados, mas ele também alerta que outras medidas são necessárias para um combate efetivo ao abandono escolar e, por isso — em um primeiro momento — não é possível prever o impacto na redução da taxa de evasão.
TEC./SONORA: Thiago Esteves, doutor em Educação
“A gente pode esperar que tenha, sim, um impacto na vida desses estudantes, visto que muitos deles, e aí notadamente aqueles estudantes que desempenham atividades trabalhistas, laborais, de maneira muito precária, como venda de balas e de doces em sinais ou auxilia as suas famílias no trabalho no campo, para esses estudantes talvez o programa tenha, sim, um impacto bastante positivo.”
LOC.: Os estudantes matriculados na rede pública de ensino podem receber até R$ 9,2 mil do programa ao longo dos três anos de ensino médio. Para receber o benefício, o jovem precisa ter CPF; ter entre 14 e 24 anos; e ser integrante de família que faz parte do Cadastro Único (CadÚnico).
Caso o beneficiário seja menor de idade, precisará da autorização do responsável legal para movimentar a conta. O consentimento pode ser feito em uma agência da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem. Os alunos com 18 anos ou mais já podem utilizar o valor recebido. Para mais informações, os estudantes poderão acessar o aplicativo Jornada do Estudante.
Reportagem, Fernando Alves