LOC.: Os participantes inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (Enem), que não pediram a isenção da taxa de inscrição, têm até sexta-feira, 27 de maio, para realizar o pagamento. O valor da taxa é de R$ 85 reais e pode ser pago por meio de boleto, cartão de crédito ou pix.
Catarina de Almeida é professora na UNB e explica a importância do Enem e dos estudantes não perderem o prazo de pagamento da taxa de inscrição para realizar o exame.
TEC./SONORA - Catarina de Almeida - Professora na UNB
“A forma de ingresso na educação superior utilizada majoritariamente pelas instituições públicas e privadas tem sido por meio do Enem. O exame se tornou a forma mais democrática, pois o estudante faz a prova e pode utilizar essa nota em diferentes instituições. É importante que os alunos que se inscreveram não percam as datas de pagamento e possam realizar o processo”
LOC.: Karolina Peres, tem 25 anos, e irá prestar o Enem esse ano. Para ela, que mora em Taguatinga, no Distrito Federal, a taxa cobrada para a inscrição da prova é injusta, pois é alta e muitos não têm condições de efetuar esse pagamento.
TEC./SONORA: Karolina Peres - Estudante
“Eu fiz a inscrição para o Enem desse ano e o valor cobrado é bastante injusto, pois é uma taxa muito alta e nem todo mundo tem condições de pagar. Realizar o pagamento dessa taxa é importante para que a gente possa fazer a prova, pois a maioria quer uma formação acadêmica.”
LOC.: Os resultados do Exame são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos e como parâmetro para acesso aos auxílios governamentais.
Reportagem, Sophia Stein
Produção, Vinícius Lopes