LOC.: O novo cartão do Auxilio Brasil permite pagamentos no débito, saques totais ou parciais do benefício e controle de despesas. O modelo vem com chip para poder realizar a função débito, e vai permitir que os usuários acompanhem o movimento da conta e consigam controlar despesas.
Segundo o Ministério da Cidadania, quem vai receber os cartões novos primeiro serão os beneficiários que ingressaram no programa a partir de dezembro de 2021, na modalidade Poupança Social Digital.
Inácia Fernandes, de 42 anos, moradora de Mucambo, no Ceará, acredita que é mais fácil receber o dinheiro, pois já está acostumada.
TEC./SONORA: Inácia Fernandes
"Eu prefiro receber na hora o dinheiro e passar no mercado, fazer as compras e pagar alguma coisa que tem que pagar, de forma direta”
LOC.: O economista Newton Marques acredita que não há motivos para receio. Ele explica que essa atualização do cartão, na verdade, vai facilitar o controle dos gastos.
TEC./SONORA: Newton Marques - Economista
“Os beneficiários tendo esse chip no cartão e podendo sacar pagar ele vai ter vantagens em relação ao que havia anteriormente.”
LOC.: A emissão dos novos cartões vai ocorrer de forma gradual para um público estimado de 6 milhões e seiscentas mil famílias que ingressaram no programa a partir do final do ano passado. As famílias podem acompanhar o envio do cartão ligando na Central de Atendimento da CAIXA ou nas agências da CAIXA. Vale lembrar que mesmo com a mudança do modelo, os cartões antigos vão continuar válidos.
Reportagem, Sophia Stein