Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Novo cartão do Auxilio Brasil permite pagamentos no débito

A nova versão permite também saques totais ou parciais do benefício e controle de despesas


O novo cartão do Auxilio Brasil permite pagamentos no débito, saques totais ou parciais do benefício e controle de despesas. O modelo vem com chip para poder realizar a função débito, e permitirá que os usuários acompanhem o movimento da conta e consigam controlar despesas. 

Segundo o Ministério da Cidadania, quem irá receber os cartões novos primeiro serão os beneficiários que ingressaram no programa a partir de dezembro de 2021, na modalidade Poupança Social Digital. 

A emissão ocorrerá de forma gradual para um público estimado de 6,6 milhões de famílias que ingressaram no programa a partir do final do ano passado. Neste primeiro mês, a previsão é de que sejam emitidos 3,2 milhões de cartões.

O objetivo da mudança é modernizar o pagamento do benefício e dar mais independência ao favorecido na realização de compras, além de aumentar a segurança das transações. 

Ministério da Cidadania prorroga prazos para a atualização do Cadastro Único

Inácia Fernandes, de 42 anos, moradora de Mucambo (CE), acredita que é mais fácil receber o dinheiro, pois já está acostumada. "Eu prefiro receber na hora o dinheiro e passar no mercado, fazer as compras e pagar alguma coisa que tem que pagar, de forma direta.”

O economista Newton Marques acredita que não há motivos para receio. Ele explica que essa atualização do cartão, na verdade, facilitará o controle dos gastos. “A ferramenta dá liberdade aos beneficiários para compras, saques e pagamentos. Inicialmente, receberão o cartão 6,6 milhões de beneficiários na modalidade poupança digital.”

As famílias podem acompanhar o envio do cartão ligando na Central de Atendimento da CAIXA, no telefone 0800 104 0104, e 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas, ou nas agências da CAIXA.

Vale lembrar que, mesmo com o novo modelo, os cartões antigos continuarão válidos.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: O novo cartão do Auxilio Brasil permite pagamentos no débito, saques totais ou parciais do benefício e controle de despesas. O modelo vem com chip para poder realizar a função débito, e vai permitir que os usuários acompanhem o movimento da conta e consigam controlar despesas. 

Segundo o Ministério da Cidadania, quem vai receber os cartões novos primeiro serão os beneficiários que ingressaram no programa a partir de dezembro de 2021, na modalidade Poupança Social Digital. 

Inácia Fernandes, de 42 anos, moradora de Mucambo, no Ceará, acredita que é mais fácil receber o dinheiro, pois já está acostumada. 
 

TEC./SONORA: Inácia Fernandes 

"Eu prefiro receber na hora o dinheiro e passar no mercado, fazer as compras e pagar alguma coisa que tem que pagar, de forma direta”
 


LOC.:  O economista Newton Marques acredita que não há motivos para receio. Ele explica que essa atualização do cartão, na verdade, vai facilitar o controle dos gastos.
 

TEC./SONORA: Newton Marques - Economista

“Os beneficiários tendo esse chip no cartão e podendo sacar pagar ele vai ter vantagens em relação ao que havia anteriormente.”
 


LOC.: A emissão dos novos cartões vai ocorrer de forma gradual para um público estimado de 6 milhões e seiscentas mil famílias que ingressaram no programa a partir do final do ano passado. As famílias podem acompanhar o envio do cartão ligando na Central de Atendimento da CAIXA ou nas agências da CAIXA. Vale lembrar que mesmo com a mudança do modelo, os cartões antigos vão continuar válidos.

Reportagem, Sophia Stein