LOC.: A época mais doce está chegando. A Páscoa é comemorada no dia 20 de abril e o chocolate, símbolo do feriado, está no radar de 52% dos brasileiros. A estimativa é de que o gasto médio deve ser de R$ 59 por unidade. Apesar dos percentuais, para 36% da população, o preço alto pode desestimular a compra. Os dados são da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, denominada “A paixão dos brasileiros por chocolate".
Cerca de 18% das pessoas já compraram ovos de Páscoa e 34% ainda não efetuaram a compra. Além disso, mesmo com valores elevados, 26% dos respondentes da pesquisa afirmaram que não vão abrir mão de adoçar a Páscoa com ovos de chocolate.
Em geral, quatro em cada dez brasileiros nunca compram ovo de Páscoa. Outros 37% compram sempre e 19%, às vezes.
Nesta Páscoa, o grupo de principais presenteados, sendo 61%, é composto por filhos ou crianças.
O fator renda também influencia na compra ou não do chocolate. O público mais rico, com renda familiar acima de 5 salários mínimos, está mais disposto a gastar, sendo 62%.
Já metade do grupo com menor renda afirmou que não vai gastar com ovos de Páscoa este ano. O mesmo comportamento também é comum entre os mais velhos, chegando a 56% na faixa acima de 60 anos.
A pesquisa da Nexus mostrou que, em média, cada brasileiro que pretende comprar ovos irá adquirir três itens.
Apesar de escolherem não comprar ovos de Páscoa em 2025, há brasileiros que optam por bombons ou barras de chocolate. Dos 45% dos participantes da pesquisa que desistiram do ovo símbolo do feriado, 21% vão comprar outros tipos de chocolate, sendo que 55% preferem bombom e 53% barra de chocolate. Outros 7% responderam trufas. Já 27% não planejam qualquer compra desse tipo.
Reportagem, Bianca Mingote