Foto: Divulgação / MDR
Foto: Divulgação / MDR

Na hidrelétrica Itaipu, Governo Federal debate ações sobre segurança hídrica

Projeto de Integração do Rio São Francisco e monitoramento de barragens foram os temas centrais do encontro em Foz do Iguaçu


Representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) participaram, nesta sexta-feira (29), de uma visita técnica a Usina Hidrelétrica Itaipu, em Foz do Iguaçú, no Paraná. O encontro teve como objetivos a troca de experiências e a identificação de possíveis parcerias ou cooperação entre as instituições na área de segurança hídrica.

Entre os temas debatidos estiveram a segurança de barragens e o Projeto de Integração do Rio São Francisco. “Itaipu impulsiona o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai, além de reforçar o quesito geração de energia com qualidade.
Tivemos a oportunidade de conhecer a operação, o monitoramento da barragem e as técnicas que eles estão utilizando na gestão da usina. Pudemos acompanhar geração acontecendo em tempo real, além da distribuição de energia para o Brasil e para o Paraguai. Foi uma visita muito valiosa", destacou o diretor do Departamento de Obras Hídricas e apoio a estudos sobre segurança hídrica, Francisco Igor Nunes.

Conheça medidas de autoproteção em casos de baixa umidade do ar

Mais R$ 12 milhões liberados para ações de defesa civil em municípios afetados por chuvas e seca

Parque Tecnológico Itaipu (PTI)

Na quinta-feira (28), a equipe do MDR, liderada pelo secretário Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), Sergio Costa, fez uma visita técnica ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Na ocasião, o diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Garrido Alves, destacou a importância da troca de experiências na visita. “As discussões técnicas sobre a possibilidade de aplicar os resultados e competências do Parque Tecnológico Itaipu, no Programa de Integração do São Francisco, mostram muita sinergia entre as instituições”.

O Parque Tecnológico Itaipu exerce atividades relacionadas ao desenvolvendo de ciência, tecnologia, inovação e negócios. Essas características, conta Costa, motivaram a ida da equipe do MDR ao local em busca do aperfeiçoamento de políticas públicas na área hídrica.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Após visita técnica ao Parque Nacional de Itaipu, representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, fizeram uma visita técnica à Usina Hidrelétrica Itaipu, na sexta-feira (29), em Foz do Iguaçu (PR). O encontro teve como objetivos a troca de experiências e a identificação de oportunidades de parceria ou cooperação entre as instituições na área de segurança hídrica.

Entre os temas debatidos estiveram a segurança de barragem e o Projeto de Integração do Rio São Francisco. Diretor do Departamento de Obras Hídricas e apoio a estudos sobre segurança hídrica, Francisco Igor Nunes comentou como foi o encontro entre as entidades.

TEC./SONORA: Francisco Igor, diretor do Departamento de Obras Hídricas e apoio a estudos sobre segurança hídrica
“Foi uma visita valiosa, conhecer como é feita essa operação e esse monitoramento na barragem e as técnicas que eles estão utilizando lá. Também vimos a operação da hidrelétrica. Fomos até o gerador da turbina, vimos a turbina operando, a geração de energia acontecendo, como é feita a distribuição de energia para o Brasil e para o Paraguai."

LOC.: Na quinta-feira, 28 de julho, a equipe do MDR liderada pelo secretário Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), Sergio Costa, fez uma visita técnica ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, o PTI, general Eduardo Garrido Alves, avaliou a visita como positiva

TEC./SONORA: Sonora General Garrido, diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, o PTI
“As discussões técnicas sobre a possibilidade de aplicar os resultados e competências do PTI no Programa de Integração do São Francisco mostram muita sinergia entre as instituições, principalmente com relação à aplicação de técnicas de monitoramento remoto com o objetivo de acompanhar a operação das grandes extensões do Programa de Integração do Rio São Francisco.”

Para mais informações, acesse mdr.gov.br

Reportagem, Petronilo Oliveira