Data de publicação: 20 de Setembro de 2023, 18:10h, atualizado em 21 de Setembro de 2023, 08:36h
LOC: O Brasil comemora todos os anos, de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito. O objetivo é promover maior segurança, através da conscientização de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes (Senatran), quase 80% das mortes registradas no trânsito em todo o Brasil estão concentradas em 20% dos municípios que têm mais de 30 mil habitantes — ou seja, aproximadamente 1,2 mil cidades.
Este ano, o governo pretende premiar os municípios que tiverem boas práticas e os melhores resultados no trânsito. Apesar dos altos índices de mortes causadas por acidentes de trânsito no Brasil, algumas cidades do país adotaram práticas que ajudaram a diminuir as ocorrências. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, cidades como Fortaleza (no Ceará) estão dando bons exemplos.
Em 2022, a capital cearense reduziu o número de mortes no trânsito pelo oitavo ano seguido. Conforme dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, no ano passado Fortaleza contabilizou 158 mortes no trânsito. O número caiu e foi 58% menor ao número verificado em 2014, quando 377 pessoas perderam a vida no trânsito.
Para o especialista em Legislação de Trânsito Joel Mendes, a principal “dica” para se evitar acidentes de trânsito é o motorista obedecer os limites de velocidade da via. Ele também destaca a importância do uso do cinto de segurança, condena o uso de celulares por quem dirige e faz um alerta especial aos condutores de veículos motorizados que, segundo ele, têm o dever de zelar pela segurança das pessoas que estão em veículos não-motorizados.
SONORA: Joel Mendes, especialista em Legislação de Trânsito
“Por exemplo: ao se aproximar de um ciclista, que é um personagem do trânsito extremamente vulnerável, é importantíssimo também a redução da velocidade do seu veículo. Tomando toda a cautela, possuindo toda a cautela necessária ao se aproximar desses condutores, desses veículos que não são motorizados. Tomar sempre cuidado com pedestres, porque os pedestres são muito mais vulneráveis no trânsito. A todo momento, o condutor deve estar aplicando a legislação de trânsito e seguindo a direção defensiva na sua condução veicular."
LOC: Além do investimento em sinalização, a prefeitura de Fortaleza intensificou ações de educação para o trânsito, ensinando nas escolas os futuros motoristas a respeitar as leis. A capital cearense também adotou o sistema “Áreas de Trânsito Calmo”, com faixas de pedestres elevadas e redução de velocidade em diversas ruas e avenidas.
Reportagem: José Roberto Azambuja