
LOC.: O cultivo da soja para safra 23/24 em Mato Grosso alcançou 60% na última sexta-feira (20) segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Apesar do avanço, a semeadura do grão no estado está atrasada 6,94 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2022. De acordo com o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Fernando Cadore, as chuvas irregulares são as responsáveis pelo atraso. Além disso, as altas temperaturas e o tempo muito quente devem colocar em risco os plantios já semeados.
TEC./SONORA: Fernando Cadore, presidente da Aprosoja Mato Grosso
“A temperatura alta pode comprometer o desenvolvimento e até fazer com que se perca as lavouras em desenvolvimento inicial. Então isso, além de trazer a insegurança, já coloca em risco a produtividade da nova safra. Ela gera um atraso também no desenvolvimento da soja, em consequência, na próxima semeadura de milho, que já se encontra com o custo elevado. Então o cenário é de muita apreensão. A gente tem regiões muito atrasadas e por agravante já temos muitos relatos de replantio de lavouras que precisam de água nos próximos dias".
LOC.: Segundo a Aprosoja-MT, a região que apresenta a maior área plantada até o momento é a região médio-norte, com 80,21% de área plantada. Já a região que menos plantou até o momento foi a região Nordeste, com 39,91% semeado. Conforme a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Naiane Araújo, a combinação de calor e a alta umidade no estado pode provocar chuvas com mais intensidade durante essa semana.
TEC./SONORA: Naiane Araújo, meteorologista
“Conforme esquenta, deve estourar mais áreas de instabilidade espalhadas pelo estado. Então todo o estado está com uma perspectiva de receber essas pancadas de chuva a partir da tarde e não se descarta chuva forte em algum ponto ou outro. Nos próximos dias esse cenário se manterá, então a tendência é ir até o final desta semana e da instabilidade ganhar força, incluindo o estado de Mato Grosso e de ser uma segunda metade da semana, com boas perspectivas de chuva”.
LOC.: Segundo o Imea, o Mato Grosso deve colher 43,78 milhões de toneladas de soja na safra 2023/2024, um milhão a menos que na safra passada.
Reportagem, Landara Lima