Foto: Yasmin Fonseca/MIDR
Foto: Yasmin Fonseca/MIDR

Ministro recebe comitiva do Pará e reforça compromisso com municípios da região dos Lagos de Tucuruí

Reunião discutiu pautas relacionadas à liberação de recursos para ações de Defesa Civil e desenvolvimento regional


O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu nesta segunda-feira (17) gestores municipais e parlamentares do Pará para discutir ações prioritárias para os municípios da região dos Lagos de Tucuruí. Durante a reunião, foram tratadas pautas relacionadas à liberação de recursos por meio de convênios firmados com o ministério, especialmente para ações de Defesa Civil e desenvolvimento regional.

O encontro contou com a presença do superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Roberto Galvão da Rocha, que destacou a importância do diálogo para integrar ações voltadas à proteção do meio ambiente e ao fortalecimento da região amazônica. 

A Defesa Civil Nacional deu prioridade à liberação de recursos de ajuda humanitária para os municípios paraenses. Durante a reunião, todos os gestores receberam orientações técnicas sobre os instrumentos financeiros disponíveis e sobre como resolver pendências administrativas para agilizar o repasse dos recursos.

"Do Rio Grande do Sul ao Amapá, o Governo Federal tem atuado de forma firme e coordenada para proteger a população diante de eventos extremos. Com o apoio do presidente Lula, estamos implementando um dos sistemas mais modernos de alerta precoce do mundo, que já foi disponibilizado para os nove estados do Nordeste e, agora, está sendo estendido para o Norte e o Centro-Oeste. Nosso compromisso é salvar vidas, fortalecer a cultura de prevenção e ajudar os municípios a lidarem melhor com os riscos antes que se tornem desastres", afirmou o ministro Waldez Góes.

Segundo o superintendente da Sudam, Paulo Rocha, a articulação demonstra o comprometimento do Governo Federal com o fortalecimento da Amazônia e com as populações mais vulneráveis da região. “Essa reunião reforça nosso empenho em reunir lideranças para tratar de pautas fundamentais para a Amazônia, especialmente as relacionadas ao meio ambiente. Esse é um grande momento para dizer como queremos que a nossa Amazônia seja reconhecida. No caso do Pará, vamos priorizar a região mais carente do estado, que é o Marajó”, destacou.

A agenda reforça o compromisso do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional com a atuação integrada e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às populações amazônidas, respeitando as especificidades de cada território.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

Loc: O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu nesta  terça-feira, 17 de junho, em Brasília, uma comitiva de gestores municipais e parlamentares do Pará. Durante o encontro, foram discutidas ações prioritárias para os municípios da região dos Lagos de Tucuruí, com foco no desenvolvimento regional e no fortalecimento da Defesa Civil.

Os participantes receberam orientações técnicas para acelerar o acesso aos recursos federais e resolver pendências administrativas. O objetivo é garantir respostas mais rápidas e eficazes diante de desastres e dos efeitos das mudanças climáticas.

O ministro destacou os avanços do Governo Federal na prevenção de riscos de desastres e na proteção das populações vulneráveis em todo o país:


TEC./SONORA: WALDEZ GÓES

“O Pará e o Brasil sabe o quanto o governo do presidente Lula tem sido diligente nessas questões de desastre, certo? Do Rio Grande do Sul ao Amapá, seja nas queimadas, nas estiagens, nas enchentes, estamos aí até inaugurando um dos sistemas mais moderno de prevenção de alerta precoce. O presidente Lula, no sábado, comigo, no Centro Nacional, disponibilizou para os nove estados do Nordeste. E estão, nesse momento, os estados do Norte e Centro-Oeste sendo treinados, capacitados, habilitados — e depois serão certificados por nós — para todos também terem essa tecnologia à sua disposição, na busca de salvar vidas, prevenir qualquer situação.”
 


Loc: A reunião reforça o compromisso do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional com políticas públicas voltadas à proteção e ao desenvolvimento das populações amazônicas, respeitando as especificidades de cada território.

Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br