Foto: Yasmin Fonseca/MIDR
Foto: Yasmin Fonseca/MIDR

Defesa Civil Alerta é ativado nos 9 estados do Nordeste; veja como funciona

Ferramenta de envio de alertas emergenciais será operada exclusivamente pelos estados e visa salvar vidas e proteger o patrimônio dos brasileiros


A partir desta quarta-feira (18), a população dos nove estados do Nordeste passará a contar oficialmente com o Defesa Civil Alerta, nova ferramenta de comunicação emergencial desenvolvida pelo Governo Federal. Os alertas, que serão enviados diretamente para a tela dos celulares da população, terão seus conteúdos e critérios de envio definidos exclusivamente pelas Defesas Civis estaduais, com base em protocolos técnicos. O objetivo é informar, orientar e proteger a população em situações de risco iminente, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo.

O lançamento oficial ocorre após a realização de testes no último sábado (14), quando o sistema foi ativado em 36 municípios das nove capitais nordestinas. A ação contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em cerimônia realizada no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília.

“Essa ferramenta foi criada para que o aviso chegue antes que o perigo alcance as pessoas. Nosso compromisso é salvar vidas, garantindo que a população receba alertas em tempo hábil para agir com segurança”, afirmou o ministro Waldez Góes.

Como funciona o Defesa Civil Alerta

Utilizando tecnologia de cell broadcast, o Defesa Civil Alerta envia mensagens de texto com sons audíveis, mesmo que o celular esteja no modo silencioso, sobrepondo-se ao conteúdo acessado no momento. O envio é automático, sem necessidade de cadastro, e funciona em aparelhos conectados às redes 4G e 5G em áreas sob risco de desastres.

A ferramenta amplia a capacidade de resposta das autoridades e complementa os canais já existentes de comunicação de risco, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. A iniciativa segue uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de outubro de 2022, que orientou a modernização do sistema de notificações públicas de desastres no país.

Próximos passos: Norte e Centro-Oeste receberão sistema até o fim do ano

A ativação no Nordeste representa um passo decisivo na nacionalização do sistema. Todos os estados brasileiros já foram capacitados e certificados para operar o Defesa Civil Alerta. A expectativa do Governo Federal é que o sistema seja lançado oficialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste ainda no segundo semestre de 2025.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, destacou que os técnicos da Defesa Civil Nacional percorreram todos os estados do Brasil, com treinamentos presenciais, garantindo que os protocolos estejam em conformidade com as diretrizes do novo sistema. “Na semana passada, mais de 30 técnicos da Defesa Civil Nacional estiveram em regiões do Norte e do Centro-Oeste realizando capacitações. A ideia é que, até o fim de agosto, possamos realizar novos testes e disponibilizar também a ferramenta Defesa Civil Alerta em todo o território nacional”, explicou Wolff.

A implementação do sistema reforça o compromisso do Governo Federal com a prevenção de desastres e a proteção da população, especialmente em um contexto de eventos climáticos cada vez mais extremos.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: A partir desta quarta-feira, 18 de junho, a população dos nove estados do Nordeste passa a contar oficialmente com o Defesa Civil Alerta, nova ferramenta de envio de alertas emergenciais desenvolvida pelo Governo Federal.

A iniciativa vai ampliar a proteção da população diante de eventos climáticos extremos. Por meio de tecnologia de ponta, os alertas serão enviados diretamente para os celulares da população, com base em critérios e protocolos técnicos definidos pelas Defesas Civis estaduais.

A ferramenta permite o envio de mensagens com som audível — mesmo com o celular no modo silencioso — e será utilizada para informar e orientar a população em casos de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo. O envio é automático, sem necessidade de cadastro, e funciona em aparelhos conectados às redes 4G e 5G.

O lançamento oficial ocorre após testes realizados no último sábado, dia 14, em 36 municípios das capitais nordestinas. A ação contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em Brasília.

O ministro destacou que a nova ferramenta faz parte de um esforço estruturado de modernização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
 

TEC./SONORA: WALDEZ

“Esse é mais um passo importante que se soma ao Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, que implementamos desde 2023. Agora, estamos também reestruturando o Sistema Nacional de Defesa Civil. Por determinação do presidente Lula, eu, junto com os ministros Rui Costa, Marina Silva, Esther Dweck e outros, estamos conduzindo essa reestruturação do modelo tripartite — unindo União, estados e municípios. O objetivo é preparar cada vez mais o poder público, a iniciativa privada e todos os brasileiros para lidar com eventos extremos que têm sido cada vez mais frequentes no país, protegendo, acima de tudo, a vida das pessoas.”
 


LOC.: Com a ativação no Nordeste, o Governo Federal dá um passo decisivo na nacionalização do sistema. A expectativa é de que a ferramenta seja implantada nas regiões Norte e Centro-Oeste ainda no segundo semestre deste ano. Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil acesse http://mdr.gov.br

Reportagem, Thamy Carvalho