Imagem: MIDR/Divulgação
Imagem: MIDR/Divulgação

Presidente Lula aciona o sistema Defesa Civil Alerta em 36 municípios do Nordeste

Demonstração do envio dos alertas realizada neste sábado (14) precede o início da operação oficial do sistema na região, que está prevista para o dia 18 de junho


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado, 14 de junho, da ativação do sistema Defesa Civil Alerta (DCA) para os estados do Nordeste, direto do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília (DF). Por volta das 14 horas, foi enviada uma mensagem emergencial a telefones celulares de moradores de 36 municípios nordestinos.

A ação marcou uma nova etapa da estratégia do Governo Federal para fortalecer a prevenção de desastres e salvar vidas. No mesmo horário, técnicos da Defesa Civil Nacional estiveram nas nove capitais da região para acompanhar a demonstração do sistema.

"Foi uma tarefa muito grande chegar até aqui. Perdemos muitas vidas. Eu acho que agora a gente pode, com isso aqui, evitar os desastres. Quanto mais vidas a gente salvar, mais importante", destacou o presidente sobre o Defesa Civil Alerta.

Lula também reforçou a importância dos investimentos na qualificação profissional para o enfrentamento de desastres. "É muito importante a gente formar uma Defesa Civil profissional nesse país, em todas as cidades, e todo prefeito adquirir a consciência que, mais dia ou menos dia, ele vai precisar da Defesa Civil. Então é preciso ter um quadro de pessoas preparadas no município para eventuais problemas", afirmou.

"Muita gente acha que o Brasil é despreparado, que o Brasil não sabe fazer as coisas. E eu acho que a gente criando um centro que coloca o Brasil com a política pública de defesa da vida, tão importante quanto qualquer outro país, ou mais importante que qualquer outro país, nos coloca na vanguarda de tentarmos ajudar outros países a fazer o mesmo que nós estamos fazendo", ressaltou o presidente.

OPERAÇÃO — A demonstração do envio dos alertas é coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e ocorreu em 36 cidades de todos os estados do Nordeste, com intervalo de um minuto entre cada alerta. A iniciativa prepara a população para o início da operação oficial do sistema na região, que está prevista para 18 de junho.

"O alerta extremo vai com uma sonoridade de sirene. E o severo vai com uma sonoridade mais leve. Em ambos os casos, o telefone pode estar no silencioso que vai entrar a mensagem com sonoridade. É sempre bom lembrar que não precisa ter cadastro prévio. Quem estiver na região de risco, morador ou visitante, vai receber a mensagem", explicou o ministro Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional).

MENSAGEM — A mensagem que apareceu durante o teste foi: "ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Para mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta".

Durante a simulação, os técnicos da Defesa Civil Nacional estiveram em campo, junto às Defesas Civis estaduais, monitorando o recebimento das mensagens e apoiando o uso da nova tecnologia. Após a capacitação, o envio dos alertas é de responsabilidade direta dos órgãos locais.

O sistema faz parte de um esforço de nacionalização que já alcançou as regiões Sul e Sudeste — em operação desde dezembro de 2024 — e será levado às regiões Norte e Centro-Oeste nos próximos meses. Até o fim de 2025, a expectativa é que o Defesa Civil Alerta esteja disponível em todo o país.

Confira os municípios que participaram da simulação neste sábado (14):

  • Alagoas: Maceió, Marechal Deodoro, Pilar e São Luís do Quitunde
  • Bahia: Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália
  • Ceará: Fortaleza, Aquiraz, Caucaia e Uruburetama
  • Maranhão: São Luís, Paço Lumiar, Trizidela do Vale e Imperatriz
  • Paraíba: João Pessoa, Alagoa Nova, Itatuba e Coremas
  • Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Ipojuca
  • Piauí: Teresina, Uruçuí, Picos e Esperantina
  • Rio Grande do Norte: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz
  • Sergipe: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Estância e Lagarto.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: Salvar vidas e proteger o patrimônio dos brasileiros. Esse é o objetivo do Defesa Civil Alerta, sistema que começou a ser testado neste sábado, dia 14, em 36 municípios do Nordeste. Diretamente do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres, o Cenad, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participaram da ativação oficial da ferramenta, que envia alertas emergenciais diretamente para os celulares da população. O presidente Lula ressaltou a importância da ferramenta ao relembrar um episódio marcante de sua infância.


TEC./SONORA LULA:  Eu morei numa região chamada Ponte Preta de Vida, passava um riozinho por lá, o Rio dos Meninos. Mudei acho que em novembro, quando chegou janeiro veio a chuva. Deu uma chuva, entrou um metro e meio de áfua dentro da minha casa. Pela primeira vez eu tive a experiência de uma enchente dentro de casa”
 


LOC: O presidente também destacou que a criação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em 2005, foi o início de uma jornada. Agora, com a nova ferramenta, o Brasil dá um passo à frente na prevenção:
 

TEC./SONORA LULA: “Eu acho que a gente estando criando um centro que coloca o Brasil como a política pública de defesa da vida, tão importante quanto qualquer outro país, ou mais importante que qualquer outro país, nos coloca na vanguarda de tentarmos ajudar outros países a fazer o mesmo que nós estamos fazendo”
 


LOC: Para o ministro Waldez Góes, o Defesa Civil Alerta é parte de uma transformação mais ampla que vem sendo feita desde 2023. Ele destacou a importância da reestruturação do sistema nacional de proteção e defesa civil, envolvendo diversos ministérios.
 

TEC./SONORA WALDEZ “Esse é mais um passo importante que se soma ao Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, que lançamos a partir de 2023. Agora, estamos também reestruturando o Sistema Nacional de Defesa Civil, por determinação do presidente Lula, em parceria com os ministros Rui Costa, Marina Silva, Esther Dweck. A ideia é preparar cada vez mais o poder público, a iniciativa privada e toda a sociedade brasileira para enfrentar os eventos extremos que têm se tornado cada vez mais frequentes.
 


LOC: Hoje, o sistema cumpriu a fase de teste e será implementado oficialmente a partir do dia 18 de junho. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, detalhou os próximos passos:
 

TEC./SONORA WOLNEI WOLFF : “Na semana passada, mais de 30 técnicos da Defesa Civil Nacional estiveram em regiões do Norte e do Centro-Oeste realizando capacitações. A ideia é que, até o fim de agosto, possamos realizar novos testes e disponibilizar também a ferramenta Defesa Violeta em todo o território nacional.”
 


LOC: O Defesa Civil Alerta funciona por meio da rede de telefonia celular. Os avisos aparecem na tela com som audível — mesmo que o aparelho esteja no silencioso — e não exigem nenhum tipo de cadastro. Um aviso que chega antes que o perigo chegue até você. Para saber mais sobre as açoes do governo federal em proteçao e defesa Civil, acesse: http://mdr.gov.br