
LOC: Salvar vidas e proteger o patrimônio dos brasileiros. Esse é o objetivo do Defesa Civil Alerta, sistema que começou a ser testado neste sábado, dia 14, em 36 municípios do Nordeste. Diretamente do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres, o Cenad, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participaram da ativação oficial da ferramenta, que envia alertas emergenciais diretamente para os celulares da população. O presidente Lula ressaltou a importância da ferramenta ao relembrar um episódio marcante de sua infância.
TEC./SONORA LULA: Eu morei numa região chamada Ponte Preta de Vida, passava um riozinho por lá, o Rio dos Meninos. Mudei acho que em novembro, quando chegou janeiro veio a chuva. Deu uma chuva, entrou um metro e meio de áfua dentro da minha casa. Pela primeira vez eu tive a experiência de uma enchente dentro de casa”
LOC: O presidente também destacou que a criação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em 2005, foi o início de uma jornada. Agora, com a nova ferramenta, o Brasil dá um passo à frente na prevenção:
TEC./SONORA LULA: “Eu acho que a gente estando criando um centro que coloca o Brasil como a política pública de defesa da vida, tão importante quanto qualquer outro país, ou mais importante que qualquer outro país, nos coloca na vanguarda de tentarmos ajudar outros países a fazer o mesmo que nós estamos fazendo”
LOC: Para o ministro Waldez Góes, o Defesa Civil Alerta é parte de uma transformação mais ampla que vem sendo feita desde 2023. Ele destacou a importância da reestruturação do sistema nacional de proteção e defesa civil, envolvendo diversos ministérios.
TEC./SONORA WALDEZ “Esse é mais um passo importante que se soma ao Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, que lançamos a partir de 2023. Agora, estamos também reestruturando o Sistema Nacional de Defesa Civil, por determinação do presidente Lula, em parceria com os ministros Rui Costa, Marina Silva, Esther Dweck. A ideia é preparar cada vez mais o poder público, a iniciativa privada e toda a sociedade brasileira para enfrentar os eventos extremos que têm se tornado cada vez mais frequentes.
LOC: Hoje, o sistema cumpriu a fase de teste e será implementado oficialmente a partir do dia 18 de junho. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, detalhou os próximos passos:
TEC./SONORA WOLNEI WOLFF : “Na semana passada, mais de 30 técnicos da Defesa Civil Nacional estiveram em regiões do Norte e do Centro-Oeste realizando capacitações. A ideia é que, até o fim de agosto, possamos realizar novos testes e disponibilizar também a ferramenta Defesa Violeta em todo o território nacional.”
LOC: O Defesa Civil Alerta funciona por meio da rede de telefonia celular. Os avisos aparecem na tela com som audível — mesmo que o aparelho esteja no silencioso — e não exigem nenhum tipo de cadastro. Um aviso que chega antes que o perigo chegue até você. Para saber mais sobre as açoes do governo federal em proteçao e defesa Civil, acesse: http://mdr.gov.br