Imagem: MIDR/Divulgação
Imagem: MIDR/Divulgação

MIDR promove oficina de integração entre os planos nacional e estaduais de recursos hídricos

Evento reafirma o compromisso de diálogo entre os níveis federal e estadual no planejamento da água pelo País

ÚLTIMAS SOBRE SEC5


Buscando aperfeiçoar o trabalho de coordenar a integração entre o Plano Nacional de Recursos Hídricos 2022-2040 (PNRH) e os cenários dos 26 estados e o Distrito Federal, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) promoveu, na última terça-feira (12), de forma virtual, a oficina de trabalho sobre os planos estaduais de recursos hídricos e propostas para integração, que contou com mais de 100 participantes de órgãos gestores estaduais de todo o Brasil.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao MIDR, e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) também participaram do evento. O MIDR desenvolveu um estudo para a proposição de estratégia e ferramentas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), que é o conjunto de órgãos e colegiados que concebe e implementa a Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº 9.433/97.

Segundo a diretora de Revitalização de Bacias e Planejamento de Segurança Hídrica, Fernanda Ayres, a oficina tem grande importância ao reafirmar o compromisso de diálogo entre os níveis federal e estadual no planejamento de recursos hídricos.

“Existe um grande desafio em realizar a compatibilização de instrumentos de planejamento, considerando as competências federativas associadas à temática. Para isso, buscamos reconstruir a comunicação e a visão integrada sobre a política de recursos hídricos e, assim, promover um trabalho integrado em prol do uso sustentável da água”, destaca a diretora Fernanda Ayres.

A oficina permitirá avanços no monitoramento do próprio PNRH e do SINGREH. “Isso porque possibilitou ouvir os representantes dos órgãos gestores estaduais quanto à visão sobre o planejamento de recursos hídricos, o que facilitará o estabelecimento de metas e de acompanhamento conjunto, nos níveis federativos, com o compartilhamento de indicadores e com discussões periódicas, por meio da rede de Secretarias Executivas e da recomposição do CNRH”, completou Fernanda Ayres.

A atividade faz parte de uma série de oficinas desenvolvidas pelo MIDR, todas em formato virtual. Na próxima terça-feira (19), será realizada a discussão sobre Oficina de Trabalho com os Órgãos Gestores Estaduais de Recursos Hídricos (OGERHs).

Fonte: MIDR

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: Com o objetivo de aperfeiçoar a integração entre o Plano Nacional de Recursos Hídricos 2022-2040, o PNRH, e os cenários dos 26 estados e o Distrito Federal, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, promoveu, na última terça-feira, 12 de março, oficina de trabalho sobre os planos estaduais de recursos hídricos. O evento contou com mais de 100 participantes de órgãos gestores estaduais de todo o Brasil.

O MIDR desenvolveu um estudo para a proposição de estratégia e ferramentas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, que é o conjunto de órgãos e colegiados que concebe e implementa a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Fernanda Ayres, diretora de Revitalização de Bacias e Planejamento de Segurança Hídrica do MIDR, destaca que a oficina tem grande importância ao reafirmar o compromisso de diálogo entre os níveis federal e estadual no planejamento de recursos hídricos.

“Sem dúvida, existe um grande desafio em realizar a compatibilização de instrumentos de planejamento, considerando as competências federativas associados à temática. Para isso, buscamos reconstruir a comunicação e a visão integrada sobre a política de recursos hídricos, e assim promover um trabalho integrado em prol do uso sustentável da água.”

LOC: A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a ANA, vinculada ao MIDR, e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima também participaram do evento.

A atividade faz parte de uma série de oficinas desenvolvidas pelo MIDR, todas em formato virtual. Na próxima terça-feira, 19 de março, será realizada a discussão sobre Oficina de Trabalho com os Órgãos Gestores Estaduais de Recursos Hídricos.

Para saber mais ações do Governo Federal em Segurança Hídrica, acesse mdr.gov.br

Reportagem, Petronilo Oliveira