Data de publicação: 19 de Novembro de 2021, 18:33h, atualizado em 19 de Novembro de 2021, 22:22h
LOC.: Discutir ações para a elaboração do Plano de Ação Nacional de Agricultura Irrigada para pequenos empreendedores. Esse foi o objetivo do seminário promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, o IICA. Durante o evento, também foram debatidas políticas públicas para ampliar a oferta hídrica e incentivar atividades produtivas em conjunto com programas de oferta de águas em pequenas propriedades rurais.
Dados da Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz, da Universidade de São Paulo, apontam que o Brasil tem umas das maiores reservas hídricas do mundo e mais de 5 milhões de hectares de área irrigada. A pesquisa aponta, ainda, que o País tem potencial para aumentar essa área em até três vezes, atingindo mais produtores rurais.
Daniel Ferreira, secretário-executivo do MDR, destacou que os debates sobre assuntos ligados ao bom uso da água têm sido prioridade do Ministério.
TEC./SONORA: Daniel Ferreira, secretário-executivo do MDR
“Desde 2019, todas as ações sob a responsabilidade da pasta adotam a água como fio condutor. Água é vida, é o insumo principal da maioria das cadeias produtivas, água é geração de emprego e é desenvolvimento.”
LOC.: Para saber mais sobre as ações do Governo Federal voltadas ao desenvolvimento regional, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriela Vogado