Data de publicação: 23 de Setembro de 2022, 16:44h, atualizado em 23 de Setembro de 2022, 16:52h
LOC: O Governo Federal deu mais um passo para o encerramento do lixão da cidade de Ilhéus, na Bahia. Nesta quinta-feira, 22 de setembro, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, e a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes, a Abetre, assinaram um termo de cooperação para o início dos estudos técnicos e das demais ações necessárias para o fechamento do local.
O MDR foi representado pelo secretário nacional de Saneamento, Pedro Maranhão. Ele destacou a importância do fechamento do lixão para a população e o meio ambiente.
SONORA PEDRO MARANHÃO
"Estamos dando mais um passo no projeto de encerramento dos 3 mil lixões no País. O fechamento do lixão de Ilhéus vai transformar a realidade da população, vai garantir mais saúde e qualidade de vida, já que estamos contribuindo diretamente com a despoluição do mar e a recuperação da Mata Atlântica.
LOC: Pedro Maranhão destacou, ainda, a importância do Marco Legal do Saneamento, que completou dois anos em julho deste ano.
"Aqui no Brasil estamos executando o maior programa ambiental do mundo, o novo marco do saneamento. Não tem programa no mundo que vai tratar esgoto para 100 milhões de pessoas e levar água de qualidade para 35 milhões e encerrar 3 mil lixões a céu aberto."
LOC: Na Bahia, a cidade de Itacaré foi a primeira a encerrar o lixão sob os moldes do novo marco legal do saneamento. Além de Ilhéus, os municípios de Valença e Maraú também já iniciaram processos para fechamento dos lixões.
Para saber mais sobre ações federais em saneamento básico, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Alessandro Mendes