Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Mais de 70% da população vacinável de Belém já tomou a segunda dose contra a Covid

Dados da Secretaria de Saúde pública da capital mostram que já foram aplicados mais de 5,5 milhões de doses do imunizante

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

ÚLTIMAS SOBRE VACINAÇÃO


Moradores de Belém que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 precisam completar o esquema vacinal.  Quem já pode tomar a dose de reforço também deve procurar o local de vacinação mais próximo, o quanto antes. A terceira dose é aplicada quatro meses depois da segunda. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressalta a importância de se completar o ciclo vacinal.

“A região norte merece a nossa atenção especial. Eu preciso pedir a vocês para tomar a segunda dose da vacina. E aqueles que tomaram a segunda dose, procure tomar a dose de reforço. Só assim, nós vamos ser efetivos em evitar formas graves dessas doenças, não só aqui na região norte, como no Brasil.”

O secretário de saúde do estado, Denilson Feitosa, chama a atenção para a importância da população procurar os postos de vacinação e se imunizarem.

“A pandemia ainda não acabou, então a vacinação contra Covid-19, continua sendo a nossa principal arma para combater esse vírus. Evitar as hospitalizações, nós sabemos que existem novas variantes surgindo a todo momento, nós precisamos frear essa contaminação, precisamos reduzir a quantidade de casos graves que necessitam de hospitalização e isso a vacina nos ajuda, tanto a tornar as pessoas menos transmissíveis, mesmo aquelas contaminadas, quanto a evitar o agravamento dos casos. Então hoje, a terceira dose, principalmente, ganha essa força. Necessário que todos que já tenham o intervalo necessário para realizar a terceira dose procurem um posto de saúde e mantenham o seu cartão atualizado na vacinação contra a Covid.”

Belém aplicou, desde o início da campanha, mais de 12 milhões de doses da vacina contra a doença. Desse total, 5 milhões e 900 mil são primeira dose, 5 milhões e 500 mil segunda dose. Além disso, mais de 700 mil pessoas foram imunizadas com o reforço. O município com menor desempenho é Santa Cruz do Arari, com  pouco mais de 500 doses aplicadas na segunda fase. Os dados são da Secretaria de Saúde Pública do Governo do Pará. 

Reforce a sua proteção! Se já tomou a primeira dose da sua vacina contra a Covid-19, não se esqueça de tomar a segunda. E lembre-se que o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço é de quatro meses. A vacina está disponível em todo o estado para jovens e adultos a partir de 12 anos e crianças entre 5 e 11 anos. Continue com as medidas de prevenção: mantenha distância segura, lave as mãos com água e sabão e mantenha os ambientes ventilados.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.