LOC.: A lista de espera do Financiamento estudantil (Fies) será finalizada no dia 18 de maio. As vagas em universidades que não forem ocupadas nesta edição do primeiro semestre poderão ser ofertadas no processo seletivo do segundo semestre deste ano.
O Economista Marcos Sarmento Melo explica como o financiamento estudantil tem sido uma oportunidade para pessoas que não possuem condições de arcar com um ensino suprior.
TEC/SONORA: Marcos Sarmento Melo
“É interessante porque faz com que o estado subsidie a taxa de juro que a pessoa depois vai pagar possibilitando que ela tenha um pagamento de prestações mais baixas e assim ela possa ao longo do tempo depois quando ela tiver um emprego que tenha uma renda maior possibilitada pelo curso superior, efetuar os pagamentos e aí realimenta todo processo fazendo com que outras pessoas tenham a possibilidade também de tomar o crédito e assim conseguir avançar na carreira profissional."
LOC.: A moradora de Ceilância no Distrito Federal, Ivanilde Magda (26), está cursando Biomedicina através do Fies e conta que está realizando um sonho em poder estudar através do Fies.
TEC/SONORA: Ivanilde Magda - Estudante
“Eu optei pelo Fies porque precisava estudar em uma universidade com grade fechada, já que tenho a necessidade de trabalhar e estudar. Fiquei muito feliz com a oportunidade. Tenho certeza que no fim da minha graduação, terei a oportunidade de pagar meu financiamento podendo ajudar outras pessoas a realizarem o sonho."
LOC.: O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo do Fies é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas que participam do programa.
Reportagem, Daniela Gomes