LOC.: O Governo Federal anunciou o lançamento de edital para início da construção do Canal do Xingó. Nesta primeira etapa, serão contratadas obras e serviços de engenharia para a primeira etapa do projeto, que inclui obras de captação e a construção de um túnel no estado da Bahia. O investimento federal nessa fase é de mais de 93 milhões de reais.
A obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, a Codevasf, instituição vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR.
O lote I, com mais de 50 quilômetros de extensão, cruza os municípios de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, e finaliza em Canindé do São Francisco, no estado de Sergipe. A segunda etapa desse lote, ainda a ser licitada, vai incluir a construção de um sistema de macrodrenagem e de estrada para acesso à área.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destaca a importância de garantir segurança hídrica a todo estado do Nordeste.
TEC./SONORA: Rogério Marinho, ministro do MDR
“A importância que essa obra é para o estado de Sergipe e essa é uma obra do estado brasileiro. A segurança hídrica é o que permite esse salto no desenvolvimento, melhora a questão da obtenção do emprego e da renda, porque é possível gerar a indústria, o comércio, a área de serviço, que só acontece com a água e, principalmente, nesse mundo em que nós estamos vivendo, é o respeito ao meio ambiente.”
LOC.: A obra do Canal do Xingó foi dividida em quatro fases e vai atender cinco cidades de Sergipe e duas da Bahia, beneficiando mais de 2 milhões e duzentas mil pessoas.
Para saber mais sobre as ações de segurança hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse: mdr.gov.br
Reportagem, Roberta Camargo